Saúde realiza mais de mil atendimentos durante os dias de pré-carnaval

Plano Médico deu resolução a 100% dos agravos de saúde relacionados ao Carnaval de Rua 2020

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 1.041 atendimentos durante os desfiles dos blocos no pré-carnaval (dias 15 e 16) da cidade de São Paulo. Apenas 30 pacientes necessitaram de transferências para os hospitais referenciados.

A taxa de resolutividade dos postos médicos foi bem alta, resolvendo 97% dos casos dos pacientes que necessitaram de atendimento local. Somente da área médica foram 536 profissionais de saúde envolvidos em cada dia de folia.

Durante o evento, a população contou com assistência em 18 postos médicos e 130 ambulâncias. O Plano Médico deu resolução a 100% dos agravos de saúde relacionados ao pré-carnaval 2020.

Programa Municipal de DST/Aids

O trabalho de prevenção da Saúde também esteve presente nos principais blocos durante os dias de pré-carnaval. Foram distribuídas camisinhas masculinas (externas) e femininas (internas) e sachês de gel lubrificante gratuitamente aos foliões.

Houve também uma ação inédita da prefeitura, com a divulgação dos endereços das unidades municipais de saúde que disponibilizam a Profixalia Pós-Exposição (PEP) ao HIV. A PEP é indicada tanto para casos de violência sexual como em relações consensuais em que a camisinha sair, romper ou não for usada. Ela precisa ser iniciada em até 72 horas após a situação de risco, de preferência nas duas primeiras horas.
Durante todo o período de carnaval, a 19ª edição da campanha “Camisinha na Folia” colocará à disposição dois milhões de preservativos gratuitos, além de sachês de gel lubrificante. As ações tiveram início ainda em janeiro, quando as equipes atuaram nos ensaios das Escolas de Samba de São Paulo. As atividades continuam nos quatro dias de folia e até o pós-carnaval.

Além da distribuição pelos agentes de prevenção, as camisinhas também estão disponíveis nas 20 tendas de serviços da prefeitura que foram instaladas pela Secretaria Municipal da Cultura ao lado das tendas da SMS. Os estoques dos preservativos serão reforçados nos locais fixos de retirada, que incluem os 32 terminais municipais de ônibus e as cerca de 40 estações do metrô.