Coronavírus: Prefeitura de São Paulo capacita profissionais da saúde

Evento vai reunir mil profissionais da rede municipal de saúde em treinamento específico sobre o novo vírus

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove nesta terça-feira (4) treinamento presencial de profissionais de saúde sobre fluxo de notificação e atendimento específicos em casos suspeitos de coronavírus. Cerca de 1000 profissionais participarão do evento “Atualização sobre o coronavírus”, que acontece no auditório da UNINOVE e faz parte do plano preventivo do município para evitar a disseminação do novo vírus.

O treinamento será dividido em dois períodos. Pela manhã, das 9h às 12h, o treinamento será voltado para funcionários de hospitais públicos e privados, Pronto Socorros, Assistência Médica Ambulatorial (AMA), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e demais unidades de pronto atendimento do município. Durante a tarde, das 14h às 17h, será a vez dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de São Paulo.

O treinamento incluirá informações como situação epidemiológica, manejo clínico, biossegurança, dúvidas sobre o coronavírus e recomendações técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde. A intenção é que os profissionais em treinamento disseminem as informações sobre as melhores práticas a serem adotadas em casos suspeitos. A Prefeitura de São Paulo está monitorando o tema desde o início de janeiro, quando iniciou a capacitação de funcionários da rede municipal de saúde.

Até o momento, não há caso confirmado da doença nem em São Paulo, nem no Brasil. O coronavírus é uma doença infecciosa aguda emergente, que pode evoluir com complicações e óbitos.

Evento de atualização sobre o coronavírus

Data: Terça-feira (4/2)

Horário:

  • 9h às 12h: Hospitais e Pronto Atendimento
  • 14h Às 17h: Unidades Básicas de Saúde

Local: Auditório da UNINOVE (Av. Francisco Matarazzo, 364 - Barra Funda)