Lazer: aproveite o verão nas piscinas municipais

Saiba quais são os clubes municipais que contam com parque aquático e os procedimentos para frequentar esses locais gratuitos

 Dezembro é sinônimo de férias. Então separamos todas as informações necessárias dos clubes que possuem piscinas e podem ser utilizadas gratuitamente.
O horário de abertura das piscinas é das 8h às 17h ou das 9h às 18h, de terça-feira a domingo. Para usufruir de tudo o que um Centro Esportivo Municipal oferece é preciso fazer carteirinha, levando o documento de identidade, comprovante de endereço e duas fotos 3x4. Confira as dicas, normas, funcionamento e os Centros Esportivos mais próximos da sua residência.

O que é permitido e o que é proibido
O uso de protetor solar é autorizado, assim como de touca de banho e óculos de natação. Crianças até seis anos podem usar flutuadores de braços ou cintura.

O usuário não pode utilizar a piscina em caso de doenças infectocontagiosas e qualquer tipo de ferimento (artigo 52. Decreto 1.366/79); assim como não tem autorização pata usar joias, bijuterias, grampos ou outros objetos cortantes e oxidáveis. Também é proibido comer, beber, fumar no parque aquático e entrar alcoolizado nas dependências. É proibido correr, usar fraldas e absorventes, shorts e bermudas .Homens devem trajar sunga e mulheres, maiô ou biquíni. Roupas de banho transparentes não são permitidas.
Antes de entrar no parque aquático, o usuário deve apresentar a carteirinha, banhar-se e passar pelo lava-pés.

Recomendações
Para entrar nas piscinas é necessário aguardar, no mínimo, duas horas após as principais refeições e verificar a profundidade delas antes de mergulhar.
Não é recomendado beber a água delas.
Para garantir maior segurança e bem-estar às crianças e aos adolescentes, devem ser seguidas as determinações mencionadas abaixo:
1) Crianças de até seis anos de idade só poderão entrar na piscina acompanhadas dos pais ou responsável;
2) Menores a partir de sete anos e adolescentes até 18 incompletos só poderão frequentar as piscinas com autorização por escrito, assinada pelos pais ou responsável, e acompanhada de cópia do documento de identidade (RG) do subscritor, a qual ficará arquivada na secretaria da unidade;
3) Jovens a partir de 18 anos poderão entrar nas piscinas independentemente de autorização;
4) Não há pagamento de taxas e é necessário fazer a carteirinha, de preferência no clube que o munícipe irá frequentar;

Endereços

Centro Esportivo Vila Carioca (duas unidades: semi-olímpica e infantil)
Rua Campante, 100 – Vila Carioca
Tel: (11) 2215-5299

Centro Esportivo Ipiranga (uma feijão)
Praça Nami Jafet, 45 – Ipiranga
Tel: (11) 2273-1302