Prefeitura de São Paulo promove debate sobre tecnologias verdes durante o maior evento de startups da América Latina

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho apresentou suas iniciativas no âmbito da sustentabilidade

A Prefeitura de São Paulo participou nesta quinta-feira, 28 de novembro, da 6ª Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo. O evento, realizado no Transamerica Expo Center, tem como objetivo de discutir o empreendedorismo e a inovação em todo o país.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, participou do painel “Boas Práticas de Fomento ao Desenvolvimento Sustentável Através das Cleantechs”, onde apresentou as ações da Prefeitura, em especial o Green Sampa, programa que promove o desenvolvimento sustentável na capital.

“A Prefeitura está atuando com diversos setores que estão se desenvolvendo como moda, gastronomia, economia criativa, ambiental, entre outros. O Green Sampa vem pra integrar o apoio a iniciativas inovadoras que contribuam com o desenvolvimento econômico da capital no âmbito de tecnologias verdes”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Durante o painel, a secretária apresentou o Programa, que foi lançado em setembro deste ano, durante a II Conferência Internacional Cidades Sustentáveis, promovida pelo Banco Mundial.

“O Green Sampa olha para o desenvolvimento do setor de tecnologias verdes. Nosso objetivo é tornar uma referência no apoio ao desenvolvimento sustentável na capital apoiando startups e iniciativas inovadoras que atuem com a resolução de problemáticas da cidade”, declara o presidente da Ade Sampa, Frederico Celentano.

Na ocasião, a secretária Aline falou também sobre os desafios lançados recentemente pelo programa e que estão recebendo inscrições de soluções inovadoras.

A iniciativa, promovida pela Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, vai acelerar 12 projetos no âmbito do desenvolvimento econômico e sustentável e tecnologias verdes. Durante a aceleração, R$ 100.000,00 serão destinados para aplicação dos primeiros colocados de cada eixo na solução proposta, totalizando R$25.000,00 para cada iniciativa. As inscrições podem ser feitas até 5 de dezembro.

Serão selecionados 12 projetos que terão acesso a 40 horas de mentoria especializada de atores de interesse de seu respectivo setor e de um programa de 12 encontros focados em desenvolvimento empreendedor e modelagem de negócio com tempo. Serão oferecidas também cerca de 80 horas de qualificação com foco na aplicação prática da inovação proposta.

Os desafios propostos como intuito fomentar a redução de desperdício de recursos naturais:

Água:

- Como viabilizar técnica e ecologicamente a utilização de novas tecnologias para o tratamento de água para consumo

- Formas inovadoras de captação de água e tratamento de água para reuso ou consumo

CleanWeb:

- Soluções digitais para o monitoramento e/ou gestão de uso em água

- Energia (incluindo todas as formas de geração energética).

Energia Limpa:

- Geração Distribuída de Energias Limpas de baixo custo em contextos locais, para uso residencial e comercial.

Gestão de Resíduos Sólidos:

- Economia de recursos em processos produtivos e/ou contextos domésticos

- Reaproveitamento de Resíduos Sólidos em Cadeias Produtivas com fomento à Economia Circular

Podem participar das seleções: pessoas físicas ou jurídicas; maiores de 18 anos; residentes e domiciliadas no município de São Paulo; iniciativas que atendam a documentação exigida no edital. As inscrições devem ser feitas pelo link http://bit.ly/DesafioGreenSampa até o dia 5 de dezembro.