Pesquisa revela perfil de frequentadores de parques municipais

Enquete disponível até 31/10 revelou o perfil dos frequentadores dos 107 parques municipais de São Paulo, além de coletar sugestões para esses equipamentos.

 Pesquisa inédita da Prefeitura com frequentadores dos 107 parques da cidade de São Paulo revela o perfil dos usuários dos parques paulistanos. A maioria dos entrevistados declarou frequentar os parques principalmente para a prática de esportes, atividades físicas e de lazer. Esse contingente usa as áreas verdes pelo menos uma vez por semana. Os parques que mais apareceram na pesquisa foram: Ibirapuera, Aclimação, Carmo, Jardim da Conquista, Independência, Severo Gomes e Chácara do Jockey.

Após a etapa de coleta de informações, os técnicos da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) iniciam agora o trabalho de tabulação dos dados coletados. Ao todo, 3.064 pessoas responderam ao formulário eletrônico pela internet.

A pesquisa faz parte da elaboração do Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (PLANPAVEL) e teve o objetivo de identificar o perfil dos frequentadores. Foram coletados dados sobre frequência de uso, formas de acesso, tempo consumido no percurso, atividades praticadas e opinião sobre o funcionamento e a gestão dos parques municipais.

O PLANPAVEL faz parte do Programa de Metas 2019-2020, Objetivo Estratégico 30 - Dar sustentabilidade ambiental à cidade. Além disso, o plano contribui para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis que tem como meta proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, bem como o ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima e o ODS 15 - Vida Terrestre.