Prefeitura começa atualização cadastral do Auxílio Aluguel

A partir de terça-feira (29), cerca de 27 mil famílias beneficiárias do atendimento habitacional provisório devem realizar a atualização, que ocorrerá em cinco pontos da cidade de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), fará a atualização de informações básicas e residenciais dos titulares das famílias beneficiárias do auxílio aluguel. Ao todo, serão seis semanas de atendimentos, que ocorrem entre 29 de outubro e 7 de dezembro. A atualização cadastral é obrigatória para a continuidade do recebimento do benefício, será presencial e não poderá ser feita por representante.

Os titulares do benefício (1º ou 2º) deverão comparecer à Central de Atendimento da Habitação (Avenida São João, 299 – Centro) ou nos pontos de atendimentos regionais (veja lista abaixo).

Os documentos que deverão ser apresentados são: termo de compromisso do beneficiário, documento com foto (RG ou CNH), comprovante de residência (serão aceitas contas de consumo de água, luz ou telefone em nome do beneficiário - emitidas nos últimos três meses; contrato de locação com firma reconhecida ou declaração do proprietário do imóvel em que o beneficiário reside).

Em todos os pontos de atendimento os serviços serão realizados de segunda a sábado, das 8h às 17h.

A partir de 1º de novembro o Banco do Brasil, instituição responsável pela liberação do auxílio, fará a mobilização dos beneficiários informando, por meio de uma mensagem na tela dos terminais, a seguinte frase:

“Evite o bloqueio do seu auxílio aluguel, para mais informações ligue para 156”

O atendimento por meio da ligação para 156, para tratar sobre o benefício, pode ser realizado 24 horas. Além da ligação, também há outras três formas de atendimento via 156: pelo site www.sp156.prefeitura.sp.gov.br, pelos aplicativos para celulares Android e iOS ou, presencialmente, nas Praças de Atendimento das Prefeituras Regionais.

Aprovado pelo Conselho Municipal de Habitação e definido pela Portaria nº 131/SEHAB_G/2015, o valor atual do auxilio é de R$ 400,00. Hoje, 27.341 famílias recebem mensalmente o auxílio-aluguel na capital. Os números foram atualizados no dia 22 de outubro.

Entenda o Auxílio Aluguel

Entre os benefícios sociais criados pela Prefeitura Municipal de São Paulo, o Auxílio Aluguel é um dos que tem o objetivo de ajudar famílias carentes por um período determinado. Entende-se por atendimento habitacional provisório a concessão de benefício financeiro complementar à renda familiar, com finalidade de auxiliar a família na cobertura de despesas com moradia.

O benefício é voltado para famílias carentes que estão em situação de vulnerabilidade e precisam de um local para morar até conseguirem uma moradia sem ajuda do governo.

Atualmente, 27 mil famílias (27.341) recebem mensalmente o auxílio-aluguel na capital.