Histórias... Nossas Histórias - Um Grupo Escolar no Ipiranga

A história da Escola Visconde de Itaúna, pelas lembranças de Nelinho

No mês de março/2014, a Escola Estadual Visconde de Itaúna completou 84 anos de existência. Foi criada em fevereiro de 1930 e iniciou as suas atividades em 28 de março do mesmo ano, com a denominação de Grupo Escolar Visconde de Itaúna. A escola ministrava somente o chamado "Curso Primário", com quatro anos de duração; o prédio ficava na Rua Silva Bueno entre a Lojinha das Moças e a Casa de Ferragens Wagner, no quarteirão entre as ruas Lucas Obes e Cisplatina, no sentido cidade/ bairro.

As aulas ocorriam em três períodos diários: das 8h às 11h, das 11h às 14h e das 14h às 17h; a Rua Silva Bueno tinha tráfego nos dois sentidos, por ela corriam os bondes, ônibus e veículos em geral, não havia um guarda de trânsito para que as crianças pudessem atravessar a rua com segurança; assim, o Sr. José, servente do Grupo Escolar, improvisou um cassetete de madeira, pintou de branco e no horário de saída dos alunos ia para o meio da rua interromper o trânsito e as crianças atravessavam tranquilamente.

Todos os motoristas respeitavam, paravam seus veículos e muitos deles até cumprimentavam o Sr. José pelo excelente trabalho, ainda me recordo dele, uma pessoa boníssima, querido e respeitado por todos lá na escola. Eu fiz meu curso primário lá no período de 1942 até 1946, terminei em 30 de novembro de 1946 e o diretor da escola na época era o Sr. Oswaldo Rebouças de Carvalho (tirei o diploma com a média 95, perdi 5 pontos por ter rasurado a prova de português senão teria tirado 100, a nota máxima).

Em 1949 a escola passou a funcionar no novo prédio, inaugurado em 7 de setembro de 1949; está localizado na mesma Rua Silva Bueno, no mesmo sentido de direção, ocupa praticamente todo o quarteirão compreendido pelas ruas Almirante Lobo, Lino Coutinho, General Lécor e Silva Bueno.

Minha esposa também fez lá seu curso primário no período de 1950 a 1954, nessa época foi diretora a Sra. Alice Della Torre Grassi. Atualmente, o estabelecimento funciona com o nome de Escola Estadual Visconde de Itaúna, o prédio foi considerado um dos mais belos edifícios escolares do país. Em 1959 voltei a frequentar a escola no período noturno, me inscrevi no curso de "alfabetização de adultos" para completar o número de alunos necessário para que a minha querida amiga Vicentina Serpa pudesse terminar seu estágio como professora primária, infelizmente ela já faleceu deixando muita saudade entre seus amigos.

Fica aqui registrado mais um capítulo da história, deste meu querido bairro do Ipiranga e deste que vos fala.

 

 *Texto publicado originalmente em "São Paulo minha cidade"