Histórias... Nossas Histórias - Paróquia de São José

Nelinho relembra a rotina da igreja na década de 1950

Vamos voltar no tempo, década de 1950, volto às páginas do livro do tempo e lembro-me da missa das 8:00, aos domingos, na igreja de São José, conduzida pelo padre Balint.

Na sexta-feira santa a procissão reunia centenas de fiéis e saía por volta das 8:30 da noite e passava pelas principais ruas do bairro onde a maioria das casas enfeitavam suas janelas com flores e velas. O trânsito parava nas Ruas Silva Bueno e Bom Pastor, e todos aguardavam pacientemente; os bares fechavam meia porta em sinal de respeito e as pessoas nas calçadas, em silêncio, tiravam o chapéu. A procissão retornava à igreja já quase à meia-noite.

Fui coroinha naquele tempo e ajudei em muitas missas oficiadas pelos saudosos padres Vital, Dante, Estanislau, Vitalino e um muito idoso, o padre André. Recordo-me da cerimônia do lava-pés, realizada no altar mór da igreja; das missas de réquiem, quando era montada uma éça simbolizando um caixão mortuário, e o padre, após o término da missa, descia do altar e vinha espargir a água benta.

Aos sábados havia os casamentos e a igreja ficava lotada, parte pelos convidados dos noivos e parte pelas moças solteiras do bairro, que iam apreciar os vestidos das noivas. Era uma festa!!! Bons tempos...

*Texto publicado originalmente em "São Paulo minha cidade"