CADES discute problema do lixo no bairro

 Na reunião mensal do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz, realizada na Biblioteca Cora Coralina, a maior preocupação dos participantes estava no descarte irregular do lixo, um problema que aflige também o novo subprefeito Guaracy Fontes Monteiro Filho.

Coleta, coleta seletiva, revitalização de praças e canteiros, limpeza de córregos, elaboração de projetos para revitalizar o Parque Guaratiba, cooperativa de reciclagem e educação ambiental nas escolas do ensino municipal estiverem na pauta dos debates.

A preocupação não se restringiu, porém, apenas as áreas públicas. Terrenos particulares sem manutenção, alvos de queixas dos vizinhos, e a falta de áreas para projetos de moradia popular também foram abordados pelos conselheiros. A representante da UMAPAZ, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente convidou os conselheiros para participar do Plano Diretor para concessão do Parque Lajeado. Haverá uma oficina para discutir esse processo no dia 4 de julho, no próprio Parque.

O suprefeito, que também é presidente do conselho, ressaltou que tem procurado atender as queixas que chegam através do156 com maior rapidez, mas paralelamente tem efetuado verdadeiros mutirões nas áreas dos córregos e nas áreas onde o problema do lixo é mais crítico.