Ecoponto: o seu ponto correto de descarte de lixo

Serviço gratuito que tem o objetivo de educar a população sobre o correto descarte de lixo e entulho

Com objetivo de evitar o descarte irregular de lixo em locais públicos a Subprefeitura Guaianases disponibiliza gratuitamente o serviço de Ecoponto. O descarte irregular de resíduos em área pública é crime ambiental e o infrator pode ser penalizado com pagamento de multa de até R$15 mil, em caso de flagrante, de acordo com a Lei 13.478/02.
Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado (das 6h às 22h) e domingos e feriados (das 6h às 18h).

O que posso descartar nos Ecopontos?
Os munícipes podem levar pequenos volumes de entulho (até 1 m³ equivale a uma caixa d’água de mil litros) como restos de construções e reformas, móveis velhos, restos de poda de árvore, pedaços de madeira e materiais recicláveis.

Pense bem antes de jogar
Jogar lixo ou entulho em locais públicos traz graves riscos para a população e as consequências são desastres ambientais como enchentes, alagamentos, poluição dos rios, emissão de gases tóxicos, acidentes e outros impactos negativos que trazem malefícios ao ser humano, como a proliferação de animais peçonhentos e doenças infectocontagiosas. Zelar pelo espaço público é o dever de todo cidadão, por isso, é de extrema importância a população fazer o descarte correto de lixo e entulho nos Ecopontos, que são locais adequados para receber esses resíduos sem causar nenhum dano ao meio ambiente.

Endereço dos Ecopontos de Guaianases:

Guaiaponto
Rua da Passagem Funda, 250 - Jardim São Carlos

Ecoponto Jardim São Paulo
Rua Utaro Kanai, 374 - Conj. Hab. Juscelino Kubitschek

Ecoponto Jardim Lajeado
Rua Isabela, 421 - Lajeado