Guaianases recebe novo Núcleo de Convivência para Idosos (NCI)

Mais um espaço de convivência para idosos em vulnerabilidade é inaugurado no Lajeado

Nesta quinta-feira (29) foi inaugurado o Núcleo de Convivência para Idosos (NCI) Samaritano II, localizado na Rua Padre Francisco Carneiro, nº 63 no bairro do Lajeado. Este é o segundo núcleo de Guaianases. O local destina-se a idosos acima de 60 anos que estejam em situação de vulnerabilidade ou risco pessoal e social. O objetivo é oferecer atividades que contribuam no processo de um envelhecimento saudável, desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares, no convívio comunitário e na prevenção às situações de risco social. Para o subprefeito Chiquinho 90 que compareceu no evento solene de inauguração, o espaço é indispensável para a população idosa de Guaianases. “Esse núcleo de convivência do idoso é muito importante para o bairro. Eu apoio essa ideia, e o que precisar de mim apoiarei essa causa”, diz o Subprefeito.

O trabalho do NCI contempla três eixos: atividades individualizadas, atividades de convívio social e acompanhamento domiciliar. As atividades como reuniões sócio-educativas, palestras, passeios, oficinas, atividades comunitárias, reuniões sistemáticas e participação em fóruns e eventos da rede são oferecidas dentro e fora da instituição. Julia Augustinho Carneiro é uma das usuárias atendidas pelo NCI e só tem a agradecer o tratamento recebido. “Fomos muito bem recebidas, nós encontramos nosso lugar! E que todos nós aqui possamos aproveitar esse espaço. Estou emocionada pela nossa 3ª idade e pela nossa persistência, estou apaixonada por este lugar. Muito obrigada por tudo, a todos que se desempenharam para que este núcleo existisse!”.

O NCI oferece ainda proteção social básica no domicílio, por meio de busca ativa, identifica e acompanha o idoso em situação de isolamento e dependência. A equipe é composta pelo gerente de serviço, assistente social, psicólogo e dois auxiliares operacionais, profissionais capacitados a atender a população da terceira idade com atenção e cuidado. Para ter acesso ao serviço é necessário encaminhamento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A supervisora do local, Solange Leal Vitorino acha gratificante oferecer esse atendimento aos idosos. “Estou muito feliz de ver esse espaço do jeito que está. Será um lugar de muita alegria, de convivência. O idoso é uma pauta de muito interesse para essa gestão, temos um olhar diferenciado e todo especial para o idoso. E estamos à disposição para o que precisarem na Supervisão de Assistência Social (SAS).”

Essa é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social através da Supervisão de Assistência Social de Guaianases, em parceria com a Organização da Sociedade Civil – Samaritano São Francisco de Assis, com apoio da Subprefeitura Guaianases.

Núcleo de Convivência para Idosos (NCI) Samaritano II
Rua Padre Francisco Carneiro, 63- Jd. Lajeado

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8 às 12 horas

Núcleo de Convivência para Idosos- PROCEDU
Estrada do Lajeado Velho, 1.206- Guaianases

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social
Telefone: (11) 2016-9439
E-mail: craslageado@prefeitura.sp.gov.br

SAS - Supervisão de Assistência Social
Telefone: (11) 2363-9599
E-mail: sasguaianases@prefeitura.sp.gov.br