Grêmio Botafogo de Guaianases comemora seus 59 anos com foco no futebol amador

Clube foi fundado pelo carioca Admardo Armond em 05 de abril de 1955

Nesta última semana, o Grêmio Botafogo de Guaianases completou 59 anos de tradição e respeito ao futebol amador. Para quem não sabe, o clube foi fundado em 5 de abril de 1955 por Admardo Armond, que veio para a capital paulista com sua família diretamente do Rio de Janeiro. Apaixonado pelo futebol e pelo Botafogo dos craques Didi, Nilton Santos e Garrincha, ele resolveu montar a sua própria equipe, usando o nome do clube do coração e o peculiar escudo com a estrela solitária no peito.

Assim, em pouco tempo o Botafogo de Guaianases mostrou tamanha paixão e organização que acabou conquistando seu espaço no futebol amador de São Paulo, se transformando em um time estimado por todos que amam a várzea e tendo até torcida organizada, conhecida como Torcida Jovem e Raça Alvinegra.

Desde 2007, tem uma parceria com o São Paulo. Nesse acordo, garotos de 8 a 13 anos que se destacarem vão para o CT de Cotia fazer testes, com chance de fazer parte do quadro de atletas de um time profissional. Com essa oportunidade, cerca de 10 garotos já foram treinar no clube do Morumbi.

E mais, o Bota já foi campeão da Copa Kaiser (em 1997), foi bicampeão paulista amador pela Federação Paulista (nos anos de 1989 e 1990) e já revelou craques para o futebol profissional.

A administração do time também é diferente. Desde 1986, o Botafogo aboliu os cargos eletivos de sua diretoria. Atualmente, o clube é gerido por uma comissão em que cada um conhece bem a sua função.

Atual presidente, Itamar de Jesus já está no segundo mandato, e há 10 anos está a frente do clube. Ele conta que vive o clube desde criança: “Comecei como gandula e hoje me tornei presidente”, finaliza.

Para Itamar, o lado social é a principal característica do clube: “Temos boas parcerias na região, e a ótima estrutura do CEU JAMBEIRO, com o piso sintético nos ajudam muito”.

Um pouco mais sobre o Trabalho Social exercido pelo clube

Com 59 anos de tradição, o Grêmio Botafogo FC faz um trabalho social na Escola Comunitária de Futebol, atraindo centenas de jovens entre 6 e 16 anos do bairro de Guaianases e redondezas, região que conta com cerca de 1 milhão de habitantes. Além disso, o clube conta também com categorias para os veteranos que disputam competições e buscam representar a região em diversos campeonatos.