Prefeito visita Guaianases e assina decreto que define gestão compartilhada nos CEUs

Vinte novas unidades que serão implementadas terão ainda uma nova concepção física, com a integração de equipamentos já existentes de educação, esporte, cultura e saúde

Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) terão gestão compartilhada entre as secretarias municipais de Educação, Cultura e Esportes, Lazer e Recreação. É o que define o decreto assinado na sexta-feira, 7 de Fevereiro, pelo prefeito da capital. O documento foi firmado no CEU Jambeiro, em Lajeado, na Zona Leste, em meio à cerimônia de comemoração dos 10 anos da inauguração do primeiro CEU, pela então prefeita e atual ministra da Cultura, que esteve presente e foi homenageada na ocasião.

Também participaram da solenidade os secretários municipais de Educação,da Cultura, de Esportes e de Desenvolvimento Urbano.

Durante o evento, o prefeito afirmou que os 20 novos CEUs previstos em seu plano de governo devem apresentar uma nova concepção, não só administrativa, que recai exatamente sobre a gestão compartilhada, mas também física.

Integração

Os Territórios CEU serão concebidos a partir da integração física e de gestão dos diversos equipamentos municipais existentes. Eles serão caracterizados pela implantação de novos edifícios em centros esportivos, de forma a reutilizá-los e revitalizá-los. Aos já existentes CDCs serão incorporados outros equipamentos de seu entorno por meio de vias e espaços diferenciados. Escolas, centros esportivos, unidades de saúde e equipamentos de cultura, como teatros e bibliotecas, ganharão novos caminhos entre si, de modo que formem um conjunto único.

Essas vias, que deverão agregar a maior parte das intervenções do novo projeto, receberão ainda melhorias no que diz respeito à iluminação, arborização, sinalização e segurança. Prevê-se também a criação de ciclovias para que não só as crianças, mas todos os cidadãos possam melhor usufruir os equipamentos e serviços a eles oferecidos pelo poder público.