GCM de Guaianases orienta comunidade no combate à violência urbana

O alvo de um assalto, em geral, é o mais fraco ou o mais distraído.

A Guarda Civil Metropolitana de Guaianases listou algumas dicas para que qualquer cidadão no seu dia a dia, em seu trabalho ou em casa, possa prevenir crimes, aumentando assim sua segurança, de sua família e de seu local de trabalho.

O alvo de um assalto, em geral, é o mais fraco ou o mais distraído.
Quando suspeitar de alguém na rua mude a direção, volte mantendo o espaço entre você e o suspeito. Procure um local seguro, movimentado.

Em caso de veículos, deixar o carro na rua sempre é perigoso. Muitas vezes chega quando está claro e há bastante movimento na rua, e quando vai embora a rua já está deserta e escura. Se desconfiar de alguma coisa, passe direto por seu carro e reavalie a situação.

Se alguém te abordar, proceda da seguinte forma:

- Tenha calma e peça calma. Mantenha-se calmo e peça que o bandido tenha calma, faça ele se sentir no controle da situação, bandidos acuados ou com medo podem agir por impulso.

- Informe o que vai fazer. Mantenha as mãos onde o assaltante possa vê-las (no volante). Se for pegar objetos, soltar o cinto ou abrir a porta, informe o assaltante e faça movimentos suaves. Lembre-se que o assaltante está nervoso.

- Se tiver que descer do carro faça de maneira correta, não saia em direção ao delinqüente, ele provavelmente lhe agredirá de alguma forma.

- Nunca utilize caixas eletrônicos a noite, todo mundo que entra em um caixa durante a noite sai com dinheiro.

- Ninguém paga contas sábado a noite. Só utilize caixas em mercados, shopping ou outros locais onde há seguranças e grande número de pessoas e nunca aceite ajuda.

Valorize a vida, preocupe-se sempre em evitar assaltos, atue na prevenção, adquira uma postura segura, releve provocações no trânsito, em bares ou boates. Isso é sinal de inteligência e não de covardia; durante um assalto entregue objetos de valor. Não há nada mais valioso que a vida; evite toda e qualquer situação que possa lhe expor a risco.

Adote estas medidas de prevenção e discuta sobre este assunto com sua família!

Exemplos de algumas situações que ocorrem no nosso dia-a-dia:

Caminhando na rua

O que gritar?
- Gritar “socorro” faz as pessoas ao redor recuarem pois fica claro que há perigo.
- Gritar “fogo” desperta o interesse das pessoas, fazendo-as sair das casas para ver onde está o fogo.

- Gritar o nome de alguém, “Paulo”, é a melhor opção, o bandido achará isso muito incomum e ficará com medo de haver mais pessoas no local (quem é Paulo, um homem, um policial, um cão feroz?). As chances dele desistir são grandes.

Regra

Se tiver o pressentimento de que alguém vai te abordar “nunca” feche o espaço. Muitas pessoas que foram assaltadas relatam que perceberam que algo iria acontecer e não fizeram a prevenção.

No estacionamento

Prefira os estacionamentos pagos - carro na rua sempre é mais perigoso.
Planeje onde vai deixar o carro - Muitas vezes você chega quando está claro e há bastante movimento na rua, e quando vai embora a rua já está deserta e escura.
Quando retornar, reavalie a situação - Se desconfiar de alguma coisa, passe direto por seu carro e reavalie a situação. Em dúvida, chame a polícia (190).

Procedimentos preventivos:
• Tire a chave da ignição;
• Não deixe chave de casa no veículo;
• Não fique dentro do carro estacionado;
• Não deixe objetos à vista;
• Verifique a tampa de gasolina.

Dirigindo
Identificação - Evite colocação de adesivos nos vidros.
Portas e vidros - Mantenha as portas sempre travadas e vidros fechados.

CUIDADO - PARADO VOCÊ SE TORNA UM ALVO MUITO FÁCIL