Secretaria de Coordenação das Subprefeituras participa da IV Conferência Municipal do Meio Ambiente

Evento teve início nesta última sexta (30/08)

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e com as Secretarias de Serviços promoveu a IV Conferência Municipal do Meio Ambiente no período de 30 de agosto a 1º de setembro.

Nesta quarta edição, o tema debatido foi “Implementando a Política Nacional de Resíduos Sólidos na Cidade de São Paulo”. A principal motivação desse encontro foi a reelaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGIRS), que guiará o planejamento da coleta, do transporte, do tratamento e destinação final dos resíduos no município nas próximas duas décadas.

Durante o processo de organização, foram realizadas plenárias pelas 31 subprefeituras, conferências livres e uma plenária especial, com a participação de representantes de aldeias indígenas, acompanhados pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio) nas regiões de Pirituba e Parelheiros. Os delegados eleitos tiveram sua etapa de preparação entre os dias 19 a 22 de agosto, sendo orientados sobre questões regimentais, a proposta e o formato do evento.

O Secretário de Coordenação das Subprefeituras afirmou que a Conferência do Meio Ambiente é o melhor e maior instrumento de política de desenvolvimento sustentável do pais e destacou a importância do trabalho de coleta seletiva. “É preciso discutir novas proposta para intensificar o trabalho da coleta na cidade, e esse é um desafio que buscar instrumentos para mudar atos e costumes e introduzir uma cultura de preservação do meio ambiente na população”.

O Secretário também destacou a importância da participação das subprefeituras na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Todos os subprefeitos tem a responsabilidade de implantar em seu distrito aquilo que foi discutido em todas as etapas da Conferência”.

O Prefeito da cidade de São Paulo, em seu discurso falou da importância do diálogo com a população para obter novas ideias de preservação dos recursos naturais da cidade. “Além da população a indústria tem que dar a sua contribuição para a implantação da política de resíduos sólidos, e este diálogo espera buscar a raiz dos problemas da cidade com soluções inovadoras”.

No evento que contou com a presença de 1.300 convidados, foram eleitos 70 delegados para a Conferência Estadual do Meio Ambiente, que será promovida nos próximos dias 20, 21 e 22 de setembro e tem o objetivo de dar continuidade a discussão da plantação da logística reversa no estado de São Paulo.

Confira nosso álbum de fotos, com algumas imagens da IV Conferência Municipal do Meio Ambiente