MulherAção de Guaianases faz aniversário e promove discussão sobre a Lei Maria da Penha

Evento contou com várias palestras sobre violência doméstica contra a mulher

O Encontro Rediscutindo a Lei Maria da Penha: perspectivas e desafios foi uma iniciativa do Centro de Defesa e de Convivência da Mulher – MulherAção e teve como proposta principal formentar uma discussão e reflexão sobre os avanços e os desafios da lei no combate da violência doméstica contra a mulher.

Por esse motivo, o evento contou com algumas palestras para embasar e estimular esse debate, como as palestras de Cristina Fagundes e Chirlie Juarez Cunha, técnicas judiciárias do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Fórum de São Miguel Paulista e de Márcia Valéria Pereira, Coordenadora da Casa Helenira Resende e membro da Rede de Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher da Zona Leste de São Paulo.

Durante a atividade também houve uma apresentação cultural de dança, apresentação da equipe do CDCM MulherAção e Francilene Gomes Fernandes, técnica do Creas Guaianases como mediadora da discussão. O evento também pôde contar com tradução simultânea em Libras.

“O Evento teve uma finalidade festiva, que foi a de comemorar o 1º ano de trabalho do CDCM MulherAção no território de Guaianases e também o 7º aniversário da Lei Maria da Penha. Contudo, a proposta central do evento foi discutir criticamente como a Lei Maria da Penha vem sendo efetivada e atuada no cotidiano das mulheres que precisam acioná-la como forma de proteção”, afirmou Marina Vedovato, coordenadora do CDCM MulherAção.

Pra quem não conhece, o CDCM Mulherção é um serviço conveniado com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS e mantido pelo Instituto Social Santa Lúcia, implantado em Agosto de 2012 para ofertar atendimento psicológico, social e jurídico às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Além disso, o serviço oferece diversas atividades a todas as mulheres do território, objetivando a integração social e de convivência comunitária, realizando oficinas de geração de renda, artesanato, saúde e cultura, além de oferecer cursos, grupos socioeducativos, palestras de prevenção da violência contra mulher, dentre outras atividades.

Os interessados em conhecer o trabalho desenvolvido pelo CDCM MulherAção poderão entrar em contato através do telefone (11) 25575646.