Homenagens e boa música marcam 10º aniversário do CEU Jambeiro

Inicio das festividades aconteceu no dia 24 de agosto e se encerrarão no dia 31

Neste último sábado, 24 de agosto, o CEU Jambeiro comemorou seu 10º aniversário com diversas atividades culturais e sociais, além de boa música e muitas homenagens. Lembrando que durante a semana teremos mais eventos, e no próximo dia, 31,ocorrerá a festa de encerramento.

Diversos políticos da região prestigiaram o evento, além da vice prefeita da capital que comentou sobre a importância social e cultural que o Centro Educacional Unificado exerce para a região de Guaianases.

Os cantores Cris Oliveira e Larissa Lima abrilhantaram a noite, cantando várias canções nacionais e internacionais. O Coral da Guarda Civil Metropolitana também emocionou o público presente.

Eliane Magalhães de Lima, funcionária do CEU JAMBEIRO desde a sua fundação, lembra com muito orgulho do ínicio do projeto e de todas as dificuldades atravessadas no começo. E hoje, olha com muito orgulho para o resultado que o projeto trouxe para o bairro.

Já a freqüentadora Ana Paula de Almeida, conta que a superação e o empenho de todos os funcionários do CEU fizeram, e fazem com que todas as pessoas frequentadoras do local se sintam bem em fazer parte do ambiente. Além disso, ela ressaltou que a boa alimentação e a bela qualidade de ensino, aliada aos bons profissionais traduzem o sucesso do CEU. E ainda pede que este projeto continue por muitas gerações, oferecendo cultura e esporte para todos da região.

Silvana Aparecida Tobias, que é coordenadora pedagógica do EMEI, conta que é muito bom ouvir dos professores, que os mesmos não querem pedir transferência para outros lugares, pois aqui, encontraram uma opção diferenciada, já que não é fácil ter uma EMEI dentro de um CEU. E isso, permitiu aos professores locais percorrer espaços que eles jamais tinham imaginado.

Itamar de Jesus da Silva, presidente do time Botafogo de Guaianases relembrou dos tempos da terra batida, na época da construção. E hoje, conta com felicidade, do atual campo de futebol, com grama sintética. Além disso, ele ressalta que o CEU Jambeiro é um cartão postal do bairro.

Denílson Pereira, gestor do CEU, ressaltou que a integração e a administração da EMEI, EMEF, Telecentro e da Comunidade está fazendo com que o CEU seja um equipamento para a diversão e o acolhimento dos moradores da região, já que oferece além de educação, várias opções de lazer.

Saiba a seguir um pouco mais sobre os CEUs:

Os Centros Educacionais Unificados (CEU) são equipamentos públicos voltados à educação, criados pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo, e localizados nas áreas periféricas da Cidade. Foram concebidos pelo EDIF - Departamento de Edificações/PMSP como um centro local da vida urbana, com seu programa que articula os equipamentos urbanos públicos dedicados à educação infantil e fundamental, e também às práticas esportivas, recreativas e culturais cotidianas.

O município de São Paulo conta atualmente com 45 CEUs onde estudam cerca de 120 mil alunos. Os CEUs contam com um Centro de Educação Infantil (CEI) para crianças de 0 a 3 anos, uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) para alunos de 4 a 6 anos e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), que também oferece Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todos os CEUs são equipados com quadra poliesportiva,teatro (utilizado também como cinema), playground, piscinas, biblioteca, telecentro e espaços para oficinas, ateliês e reuniões. Os espaços são abertos nos finais de semana com o intuito de beneficiar tanto crianças e adolescentes como a comunidade local.

Com programação variada para todas as idades, os CEUs garantem aos moradores dos bairros de periferia acesso a equipamentos públicos de lazer, cultura, tecnologia e práticas esportivas, a fim de contribuir com o desenvolvimento das comunidades que vivem na região.