Subprefeitura de Guaianases realiza vistoria no projeto de prolongamento da Nova Radial Leste

Obra irá beneficiar cerca de 1 milhão de pessoas

Considerada uma das mais importantes obras viárias da zona leste, o prolongamento da Radial Leste beneficia diretamente aproximadamente 1 milhão de pessoas residentes nos bairros de Arthur Alvim, Itaquera, XV de Novembro e Guaianases.

O prolongamento da Radial Leste é alternativa de acesso ao centro da cidade e também a Rodovia Presidente Dutra, Rodovia Fernão Dias, Marginal Tietê, e melhora o fluxo dos veículos entre os bairros e cidades vizinhas a obra.

 

Obras em Guaianases

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) executou a alça de acesso do viaduto da Avenida José Pinheiro Borges ao centro de Itaquera, interligando com a avenida David Domingues Ferreira, possibilitando aos veículos sentido Itaquera/Guaianases.

 A alça tem 110 metros de extensão, 7 metros de largura, com duas faixas de rolamento. Para acessar a Avenida Jacu-Pêssego foi construído um acesso no centro de Itaquera, com 350 metros, uma faixa de rolamento, 5 metros de largura.

Além disso, a construção do viaduto Guaianases e do sistema viário ligará a Av. Nova Radial Leste ao bairro de Guaianases, para a transposição da via ferroviária da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, com aproximadamente 350 m de extensão, 9 m de largura e 2 faixas de tráfego;

Haverá também a implantação de pista ligando a Rua Salvador Gianeti com a estrada de Poá: construção de 259 m de pista simples, incluindo terraplenagem, pavimentação e drenagem;

 A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) concluiu trecho de 2,5 km do prolongamento da Radial Leste, com a construção de duas pistas, com três faixas de rolamento e a construção do viaduto Arthur Alvim sobre a Avenida Águia de Haia que interliga a nova Radial com a Avenida Calim Eid (marginal ao córrego Franquinho), criando um sistema viário de Guaianases até a Marginal Tietê, totalizando 19,5 km de vias.

 O surgimento do projeto

O programa de Desenvolvimento Econômico da Zona Leste, lançado em meados de 2003, era composto, dentre outras intervenções, pela extensão da Avenida Radial Leste até Guaianases: uma ligação entre o extremo leste e o centro por um lado, entre Guarulhos e o ABC por outro, que aproximaria o Porto de Santos ao Aeroporto de Cumbica pelo Rodoanel Sul e traria, assim, condições básicas de infraestrutura para o fortalecimento da economia da Zona Leste, de todo o ABC e Alto Tietê.

Naquele ano, a prefeitura de São Paulo lançou uma licitação para desenvolver o projeto básico do prolongamento da Radial Leste, cujo principal objetivo era possibilitar a ligação dessa avenida com a Marginal Tietê, através do “Complexo Radial Leste”: uma construção de 20 quilômetros de via urbana, que ligaria Itaquera, por meio do viaduto Arthur Alvim e da Avenida Calim Eid (conhecida como “Tiquatira”), à Marginal Tietê.