Governador, prefeitos, secretários, subprefeitos e vereadores participam de lançamento do Parque Várzeas do Tietê

O lançamento do Parque Várzeas do Tietê, o maior do mundo em extensão e área, aconteceu na manhã desta segunda-feira, 20 de julho. Participaram do evento o governador do Estado, o prefeito de São Paulo, prefeitos de sete municípios próximos à Capital, secretários de Governo, subprefeitos da região leste, entre eles, o de Guaianases, vereadores e outras autoridades.

O parque terá 75 km de extensão e 107 km2 de área, com 33 núcleos de equipamentos de esporte e lazer, 230 km de ciclovia, 77 campos de futebol e 129 quadras poliesportivas. A dimensão do empreendimento pode ser comparada a 380 campos de futebol. Serão três etapas de construção com benefícios diretos a 3 milhões de pessoas da Zona Leste, além de toda a população da Região Metropolitana de São Paulo. O investimento total previsto é de R$ 1,7 bilhão.

As obras se iniciam nas margens do rio Tietê, da barragem da Penha até a divisa com a cidade de Itaquaquecetuba. A segunda etapa vai contemplar a várzea do rio em Itaquá, Poá e Suzano. O último trecho seguirá de Suzano até a nascente do Tietê, em Salesópolis, contemplando os municípios de Mogi das Cruzes e Biritiba Mirim. A conclusão das obras está prevista para o ano de 2016. Em toda a extensão do Parque Várzeas do Tietê haverá o replantio de árvores. De imediato, 63 mil serão colocadas como forma de compensação ambiental das obras da Nova Marginal.

O governador disse que “a ideia de fazer o parque linear surgiu nos anos 70. A princípio serão removidas 3.100 famílias na primeira etapa do projeto, e todas elas serão reassentadas”. Para o prefeito de  São Paulo, “a obra é de grande importância para a Região Metropolitana”. Ele agradeceu o governador pelo lançamento do parque e destacou que a atual gestão busca melhor qualidade de vida para os munícipes.