Desfile de aniversário dos 148 anos de Guaianases

Desfile de aniversário compara tempos da Maria Fumaça com trens modernos

Cerca de 10 mil pessoas desfilaram pela Avenida Salvador Gianetti na manhã de domingo, 17 de maio, para comemorar os 148 anos de Guaianases. A população lotou a arquibancada e as calçadas próximas ao palanque, para assistir às apresentações do Desfile Cívico Militar.

Temas variados foram mostrados em pouco mais de três horas de desfile. Houve até a montagem de carro alegórico simulando os trens conhecidos como Maria Fumaça, que no passado serviam de transporte para os moradores. Hoje, graças ao desenvolvimento e progresso de São Paulo, os passageiros podem utilizar os modernos trens da CPTM (também lembrados no desfile), cujos intervalos são cada vez mais curtos e as viagens mais rápidas.

Professores, estudantes, esportistas, membros da Terceira Idade, e tantos outros erguiam com orgulho cartazes, faixas, saudando o aniversário de Guaianases e toda a atual estrutura montada no bairro para a prática de atividades.

As escolas de ensino fundamental (EMEFs) trouxeram além dos temas, as músicas tocadas por suas fanfarras. Já os CEUs Jambeiro, Lajeado, Água Azul e Inácio Monteiro, mostraram que estão preparados para uma Educação de qualidade, e têm disponíveis outras disciplinas – extra-curriculares – em áreas como o Esporte, a Cultura, o Lazer.

As corporações militares também deram o seu recado. A banda da Polícia Militar acompanhou a abertura dos desfiles e trouxe para a Salvador Gianetti três cachorros do Canil da PM, em apresentação que encantou o público. A Guarda Civil Metropolitana foi representada por sua frota de viaturas. E soldados do Tiro de Guerra de Suzano marcharam pela avenida.

O desfile contou ao todo com 32 apresentações, terminando no final com muito barulho, produzido pelos grupos de motociclistas e motoristas de carros turbinados, atrações à parte para o público.

Quem viu, gostou

Em meio às pessoas que assistiam ao desfile, estava a dona Antônia Theodoro, moradora de Guaianases há 30 anos, que aguardava ansiosa o desfile de sua filha numa das EMEFs. “Estou amando (o desfile)”, disse dona Antônia. Outro morador, Gilmar Vieira Figueiredo achou bem interessante o que viu: “bastante criativo”. Segundo ele, “a melhor parte do dia foi a apresentação do Canil da PM”.