Guaianases comemora 148 anos dia 3 de maio

No próximo domingo (3), Guaianases comemora 148 anos, data em que a Subprefeitura irá realizar, com o apoio da Rádio Transcontinental, cinco shows para a população.  Participarão da festa, a partir do meio-dia os grupos Frenesi, Os Mulekes, Pura Magia, Sampa Crew, Pixote e Doce Encontro. A apresentação será no espaço localizado na Estrada Itaquera-Guaianases com Ribeirão-Itaquera, próximo ao Supermercado Extra. A entrada é gratuita.

E a festa não para por aí. No dia 17, haverá o Desfile Cívico Militar, organizado pela Diretoria Regional de Ensino (DRE), com o apoio da Subprefeitura, na avenida Salvador Gianetti. A atividade terá início às 9h, com saída em frente à Igreja de São Benedito. Na ocasião, participarão da apresentação 17 escolas municipais, e todos os CEUS da Cidade Tiradentes e Guaianases, além da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana (GCM), representantes da sociedade civil. Também haverá apresentação de carros tunados.

Este ano, o tema do desfile será “Guaianases 148 anos, Desenvolvimento do Extremo Leste”, que será desenvolvido pelas escolas, sendo que cada uma irá explorar um aspecto distinto, desde educação, saúde e transporte até o desenvolvimento sustentável. A idéia é mostrar o progresso desta região, resgatando a sua história, as conquistas do presente e as metas para o futuro.

Na mesma data, estava programada a etapa Guaianases do Circuito Misto de Corrida de Rua de São Paulo. No entanto, o evento foi transferido para agosto, uma vez que o percurso seria semelhante ao do desfile.

Para o subprefeito, a comemoração sela o progresso da região. “Guaianases tem evoluído muito nos últimos anos e estamos trabalhando para que este desenvolvimento ocorrendo”.

 

 

História de Guaianases

Guaianases, antiga Lajeado, assim conhecida pela composição de seu subsolo - formado por grandes lajes de pedra - foi habitada por tribos de índios e desde os tempos coloniais há mais de 300 anos. Está localizada na região Extremo Leste da Capital.

O seu desenvolvimento começou a partir de 1875 com a chegada da Estrada de Ferro Norte de São Paulo. Com os trilhos, durante os anos de 1910 e 1920 começam a chegar os imigrantes europeus, que passam a montar olarias de fabricação de tijolos. O destino deste material eram as construções do centro da cidade.

Naquela época, a Igreja de Santa Quitéria e a Estação Ferroviária Lajeado predominavam na paisagem local. Em dado momento, a estação muda de nome e passa a se chamar Carvalho de Araújo, em uma homenagem ao engenheiro responsável pela obra.

Durante os anos 30 foram erguidos no bairro os primeiros grupos escolares e Lajeado é elevado à condição de Distrito de São Paulo. Nos anos 40, as antigas olarias cedem espaço para novas construções e a vida esportiva ganha relevância com as competições de futebol.

No dia 24 de dezembro de 1948, a região recebe o nome definitivo de Guaianases. Na década de 50, elevado a Distrito em 1956, o bairro ainda mantém algumas de suas antigas tradições: competições de futebol, grupos de caça, festas populares e a procissão de São Cristóvão. Por outro lado, Guaianases estava se tornando uma “cidade”, devido às obras de escolas, pontes, a chegada dos primeiros veículos, da energia elétrica. Neste período, foi fundada a Sociedade dos Amigos de Guaianases, que contribuiu para outras melhorias no bairro.

Mesmo crescendo aceleradamente, na década de 60, começaram a chegar os primeiros migrantes nordestinos no distrito que ainda mantinha um ar interiorano com locais para nadar, cavalos nas ruas, encontro das famílias na Igreja de Santa Cruz aos domingos. As vias então começaram a receber nomes e os carros circulavam com maior freqüência.

Já nos anos 70, Guaianases começou a receber os primeiros conjuntos habitacionais. A passagem de nível, cruzando a linha de trem permitiu a ligação entre os dois lados da região. Com o crescimento, o bairro passou a apresentar déficit de infraestrutura.

Nos anos 80 e 90, com a construção do viaduto Cunha Bueno, a geografia mudou e a região central perdeu antigos prédios e ganhou uma ligação mais segura entre os dois lados.  A antiga passagem de nível foi fechada e a estação remodelada. Os primeiros apartamentos da Cohab Cidade Tiradentes foram entregues e o Mercado Municipal foi dando outro visual ao bairro, que ganhou mais conjuntos habitacionais. Em meados dos anos 90, foi inaugurado o Hospital Jesus Teixeira da Costa.

Em 1992, devido a sua dimensão, a região foi dividida em três distritos: Guaianases, Lajeado, e Cidade Tiradentes. No final da década, foi construída a nova estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que encontra-se em pleno funcionamento, atendendo milhares de pessoas diariamente.

Já nos últimos cinco anos, Guaianases teve grande avanço, no que se refere ao atendimento educacional, com a instalação de duas unidades do Centro Educacional Unificado (CEU), na saúde, com as unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e vem trabalhando pela melhoria da infraestrutura no bairro.