Balanço 2012 – Subprefeitura Guaianases

Em 2012 a Subprefeitura Guaianases trabalhou para atender as solicitações, e principalmente manter o bairro de Guaianases bonito, organizado, além de melhorar a qualidade de vida de seus moradores

Em 2012 a Subprefeitura Guaianases trabalhou para atender as solicitações, e principalmente manter o bairro de Guaianases bonito, organizado, além de melhorar a qualidade de vida de seus moradores.

Durante o ano foram diversas ações realizadas, abaixo seguem os destaques das principais obras concretizadas, programas entre outros.

 

Urbanização leva qualidade de vida aos moradores de Guaianases e Lajeado

As obras de urbanização realizadas pela Subprefeitura de Guaianases tem o objetivo de levar qualidade de vida aos moradores da região e garantir a inclusão social da população, com cidadania e respeito.

Obras executadas beneficiaram centenas de famílias que moram no entorno das novas intervenções estruturais. Além de recuperar e conservar a qualidade de vida dos moradores, as obras transformaram áreas antes degradadas em locais mais agradáveis e seguros para se viver.

Rua Floriano Arresti

A Rua Floriano Arresti foi totalmente restaurada com a construção do passeio, jardinagem e espaço para caminhada. O local que antes era dominado por lixo, hoje é um local agradável para estar, isso é o que garante a sra Isabel Maria de Jesus “Aqui todo mundo está amando a mudança, ficou muito lindo! Agora estamos trabalhando para que ninguém jogue mais lixo nesta praça. Podemos dizer com orgulho que moramos na Cohab Juscelino”, completa Isabel.

Já a Rua Dom Jaime Colere, foi totalmente pavimentada e além disso, para a alegria dos moradores, também foi construída uma escada que agora facilita a locomoção de todos que passam por ali, e claro, toda a parte de paisagismo foi feita, tornando o ambiente mais agradável.

Áreas Verdes de Guaianases e Lajeado foram contempladas com ações de paisagismo do Projeto Florir

A Subprefeitura de Guaianases, com o apoio das secretarias de Coordenação das Subprefeituras e do Verde e do Meio Ambiente, realizou várias ações de revitalização e paisagismo em praças e canteiros dos distritos de Guaianases e Lajeado. Todas as intervenções de jardinagem fazem parte do Projeto Florir em São Paulo.

Vale destacar a Rua Ananai com a Avenida Nordestina. Mas outras praças e canteiros dos dois distritos receberam ações de revitalização e paisagismo inseridas no Projeto Florir. A intervenção, uma parceria da Subprefeitura, acontece em pontos estratégicos de diversas regiões da cidade.

O Projeto Florir pretende revitalizar e requalificar praças e canteiros nas regiões que abrangem os distritos de Guaianases e Lajeado, novos espaços de convivência. O objetivo é criar espaços de qualidade para a população caminhar e se orgulhar do lugar onde vive. Deste total, 17 locais já estão com as obras terminadas, o que representa uma área de 13.185 m².

GCM Reinaldo Dias da Silva

O projeto prevê o plantio de flores, arbustos e forrações de diversas texturas nas áreas verdes selecionadas, desimpermebilização de bicos asfaltados; limpeza, recuperação e pintura de jardineiras, orlas e guias; reforma do passeio e implantação de projeto de acessibilidade.

Algumas praças recebem paralelamente ao plantio de espécies de vegetação como lírios, moréias, sálvias, agapantos e marantas, reformas estruturais como construção de novas calçadas, instalações de luminárias, lixeiras, como bancos e mesas para jogos e play grounds. Na Praça GCM Reinaldo Dias da Silva, o programa prevê uma pista de caminhada e brinquedos para a garotada, enquanto que na Praça Copenhague foram instalados mesas e cadeiras para jogos de xadrez, dama, entre outros.

Praça Jesus Teixeira

A revitalização contempla o projeto paisagístico de áreas verdes desenvolvido pela Subprefeitura, e que receberão mais de 30 espécies de mudas de flores, levando-se em conta o local e a quantidade de luminosidade nele existente (sombra ou sol), para que as plantas se desenvolvam adequadamente, resistindo às diversidades climáticas. Entre as mudas estão as arbustivas, trepadeiras, gramados, forrações de diversas texturas e cores e serão plantadas em praças e canteiros de ruas e importantes avenidas da região.

Este projeto é executado pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, através da Subprefeitura de Guaianases e Lajeado com recursos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Este ano, a equipe de limpeza da Subprefeitura de Guaianases realizou 55 Operações Cata-Bagulho

Em 2012 foram realizadas 55 operações Cata-Bagulho, totalizando mais de 900 toneladas de lixo recolhido das ruas

Desde a implantação da Operação Cata-Bagulho é possível notar que os distritos de Guaianases e Lajeado estão mais limpos, mas ainda é um trabalho que a equipe de limpeza pública continua realizando para diminuir os índices de lixo nas ruas, e principalmente fomentar a conscientização dos problemas causados com o lixo descartado irregularmente.

Este ano as operações, que tem como objetivo manter os distritos de Guaianases e Lajeado limpos, por meio do recolhimento de móveis velhos, colchões, eletrodomésticos e outros objetos sem utilidade, totalizou o ano de 2012 com 55 operações cata-bagulho com mais de 900 toneladas de objetos inservíveis recolhidos. Foram 17 operações a mais do que o ano passado.

A moradora do Jd. Guaianases, Bianca Tisano da Silva, solicitou o serviço e ficou satisfeita com a operação realizada pela Subprefeitura em seu bairro no dia 12 de dezembro. “Deu certo a operação, eu agradeço. Gostei porque o pessoal me atendeu bem. Não ficou nada de lixo. Eles esperaram a gente colocar os bagulhos na calcada e depois levaram tudo embora”.

E para os moradores que queiram solicitar este serviço, podem fazer um SAC pelo telefone 156, ou no site http://sac.prefeitura.sp.gov.br/ , ou até mesmo direcionar-se até a praça de atendimento desta Subprefeitura (Estrada Itaquera Guaianases, 2565). Vale lembrar, que não são recolhidos pneus, produtos tóxicos, entulhos e lixos caseiros.

 

Ruas com acesso em Guaianases e Lajeado

 

Atendendo a Lei nº 15.442, que estabelece um novo padrão de fiscalização para as calçadas da cidade de São Paulo, a Subprefeitura Guaianases reformou diversas calçadas pelo bairro

Neste ano a Prefeitura da cidade de São Paulo criou o Programa Passeio Livre, que tem como objetivo recuperar e manter as calçadas em bom estado de conservação. Por este motivo a Subprefeitura Guaianases reformou calçadas em Guaianases e Lajeado, para que os munícipes sigam de exemplo.

Rua Otelo Augusto Ribeiro

 Dentre as ruas que tiveram suas calçadas totalmente refeitas estão: Rua Farajala Namur, Rua Alexandre Ademolo, Rua Raposo da Fonseca, Rua Dellos, Rua Dom Jaime Coleri, Rua Leonilda Magrine (atrás do CEU Lajeado, facilitando a ida das crianças para a escola), totalizando cerca de 718 metros lineares, além das calçadas executadas parcialmente, que foram cerca de 2.426 metros lineares.

Rua Jorge Maraccini Pomfílio

 

A nova regulamentação das calçadas, também atende pessoas com deficiência, além de evitar futuro acidentes por causa de buracos ou até mesmo desnível da calçada. Em março para esclarecer aos munícipes a nova regulamentação a Subprefeitura promoveu uma palestra, em que os técnicos da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano esclareceram as dúvidas dos munícipes.