Virada Inclusiva em Guaianases

Em a Virada Inclusiva teve a participação de palhaços e plantio de mudas

Numa iniciativa inédita no Brasil, a Prefeitura de São Paulo criou a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped) com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência e atuar como articuladora de ações que atendam às necessidades desse segmento da população.

A 3ª edição da Virada Inclusiva realizada neste final de semana, 1 e 2 de dezembro, é alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro, assim, por toda a cidade de São Paulo e em mais 80 municípios foram realizadas diversas atividades culturais e artísticas, além de 24 horas de informações e participação plena dos cidadãos.

Em conjunto com órgãos públicos e instituições da sociedade civil, e sob a coordenação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o evento ganhou força com a participação voluntária de pessoas e grupos do mundo artístico e esportivo. A ideia é envolver a sociedade na reflexão de temas ligados à inclusão, promovendo a autoestima, a cidadania, o combate ao preconceito e a integração de todos os públicos.
 

Arte inclusiva em Guaianases

Em Guaianases não foi diferente. No sábado dia 01/12, o evento foi realizado no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), onde cadeirantes se divertiram com a apresentação do palhaço “Mingau”. Já no domingo, dia 02/12, foi a vez do plantio de mudas, para adaptação as mudas plantadas era pequenas, e na hora da plantação todos, cada um ao seu modo, puderam colaborar.

Missão

A Secretaria tem como missão promover a transformação social necessária à inclusão das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Assim, atua como uma ferramenta facilitadora para que o poder público e os vários setores da sociedade desenvolvam projetos que propiciem a interação da diversidade humana.

Origem da data

A comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em 3 de dezembro, surgiu durante o Ano Internacional das Pessoas Deficientes, em 1981. A data visa promover o entendimento do assunto, como os direitos das pessoas com deficiência. Trata-se de ganhos nos aspectos da vida política, social, econômica e cultural de suas comunidades. O objetivo de promover a participação plena e efetiva das pessoas com deficiência na sociedade foi determinado pelo Programa de Ação Mundial para as Pessoas Deficientes, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.