Guaianases realiza no início do mês curso sobre risco geológico e de enchentes

Com a chegada do período das chuvas, o curso vem alertar para os riscos e principalmente prevenir futuros acidentes naturais através do conhecimento dos procedimentos corretos a serem tomados

Você sabe qual é a diferença entre inundação e alagamento? Como tornar a comunidade que reside perto de córregos e de morros mais consciente e segura do perigo de deslizamentos?

Para sanar as dúvidas da população, a Subprefeitura de Guaianases e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente por meio do Núcleo Leste 3, realizam nos dias 5 e 6 de dezembro o curso Percepção do Risco Geológico e de Enchentes, voltado para Conselheiros dos Cades Regionais, servidores públicos das áreas afins, Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana (GCM), lideranças comunitárias e estudantes.

O evento acontece em duas etapas, no primeiro dia (05/12) do curso, os participantes receberão orientações teóricas, no CEU Jambeiro, das 9h às 13h, que fica na avenida José Pinheiro Borges, nº 60. No dia seguinte (06/12), visitarão, no mesmo horário, áreas de risco afim de saberem como é possível evitar acidentes, devido as chuvas.

As palavras chaves para se evitar tragédias são: investigar, cuidar, monitorar e alertar, já que numa mesma área, às vezes muito parecida à primeira vista, pode-se encontrar diferentes situações de risco. Neste sentido, o curso visa monitorar as áreas de risco e esclarecer quais são os órgãos competentes em caso de uma emergência.

Os participantes vão descobrir de onde vem tanta água ao tratarem sobre o Ciclo da água e a importância de se avaliar as formas do relevo do terreno antes de construírem os imóveis. O curso abordará também assuntos como enchentes, cheias e solapamento, que é a erosões das margens de um córrego ou rio.

Na prática, os participantes vão pesquisar sobre o lançamento de água servida, ou seja, para onde as águas estão sendo direcionadas pelos moradores, vazamentos, sinais de movimentação de terra, presença de trincas nos imóveis e a presença de lixo e entulho, que contribuem para os deslizamentos. Todos receberão uma apostila com o conteúdo da palestra e com os telefones úteis como o da Defesa Civil que é 199 e do Bombeiros 193, mais conhecido pela população.

 

SERVIÇO

Curso: Percepção do Risco Geológico e de Enchentes

Dias: 5 e 6 de dezembro

Horário: das 9h às 13h

Local: Sala Multiuso – CEU Jambeiro

Endereço: Av. José Pinheiro Borges, nº 60