Subprefeitura promove o Concurso “Bonequinha do Café” para comemorar o mês da Consciência Negra

12 candidatas estão concorrendo ao título de Bonequinha do Café

Atenta a lei municipal 13.707 de 2004 que prevê o Dia da Consciência Negra, a Subprefeitura de Guaianases realiza o Concurso Miss Bonequinha do Café. A festa vai ser realizada no dia 28/11 às 19 h, no CEU Jambeiro, que fica na Av. José Pinheiros Borges, nº 60.
 

Na oportunidade, além do desfile das 12 concorrentes, haverá apresentações de grupos de dança e de música do bairro com os estilos Street Dance, música Afro e Pagode.

 

As candidatas vão se apresentar com trajes de banho e de gala, cada uma representando um país africano, a torcida organizada também fica por conta da concorrente.

A homenagem ao dia 20 de novembro, “Dia da Consciência Negra”, retoma a luta de Zumbi dos Palmares, vítima da escravidão, que em 1695 comandou a revolução do Quilombo dos Palmares, reivindicando os direitos da população negra.
Para participar, as concorrentes passaram por uma avaliação criteriosa e tiveram de cumprir alguns requisitos, como ter de 17 a 25 anos, ser simpática, ter postura, personalidade, charme e beleza. Além disso, todas as candidatas devem ter no mínimo a altura de 1,70 cm. As meninas menores de 18 anos foram autorizadas pelos pais ou responsáveis a participar.

 

As inscrições foram realizadas de 18 de outubro a 14 de novembro, na sede da Subprefeitura e na Supervisão de Cultura, as candidatas apresentaram o RG, comprovante de endereço e uma foto. A atividade tem o intuito de proporcionar para a população o conhecimento sobre a beleza, cultura negra e africana.

 

A Premiação será composta pela 1ª colocada, um kit de cosméticos, coroa e faixa de Bonequinha do Café e o DVD da filmagens do evento, a 2ª e a 3ª colocadas receberão DVD’s das filmagens e faixas de 1ª e 2ª princesas do Café.

 

Na cidade, a Coordenadoria dos Assuntos da a Populaçãoo negra (CONE) promove atividades durante o mês da Consciência Negra, ela integra a Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), e em conjunto com a Assessoria de Gêneros e Etnias (ACGE), da Secretaria Estadual de Cultura e com a Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, realiza durante o mês de novembro, diversas atividades para marcar o mês instituído para homenagear a população negra.