Esporte, cultura e lazer fizeram parte do aniversário de Guaianases

Subprefeitura Guaianases em parceria com a Diretoria Regional de Educação de Guaianases (DRE-G) promoveu diversas atividades em maio, mês de aniversário do bairro

Em comemoração aos 151 anos do bairro de Guaianases/ Lajeado a Subprefeitura de Guaianases e a Diretoria Regional de Educação de Guaianases (DRE-G) realizaram parcerias, as quais beneficiaram os munícipes com diversas atividades que ocorrem nos finais de semana do mês de maio com o tema “Guaianases nossa terra – 151 anos de muita história”. Eventos que exaltaram a cultura, esporte e lazer valorizando artistas locais, e homenageando o bairro que é um verdadeiro motivo de orgulho a população que tanto batalha.

A programação começou com uma conscientização das reservas naturais de Guaianases com a visita técnica, que apresenta áreas indicadas para que se tornem parques de preservação. Ao todo 40 pessoas participaram e exploraram o bairro, Evaneide Pereira Rosa da Cunha afirma que se sentiu uma turista em sua própria terra “Foi muito produtivo conhecer mais do meu bairro, não conhecia todas as belezas naturais de Guaianases” diz.

 

Equipe Subprefeitura Guaianases e municipes na Visita Geologica

E no dia 12/05, CEU Jambeiro (Av. José Pinheiro Borges, 60), foi a vez da diversão em família, o Sábado Feliz, com diversas atividades, brinquedos e apresentações musicais, diversão para toda família, estimulando a convivência familiar. Para os jovens “Supremacia de Rua”, evento que reuniu 16 grupos de grafite vindos de todas as regiões da cidade de São Paulo, em que a Rua Isabela situada no Lajeado recebeu uma transformação artística, com toques de arte apresentando um novo visual para a região.

 

Sabado Feliz no CEU Jambeiro e Supremacia de Rua técnicas de grafite

No mês inteiro as crianças se divertiram com as brincadeiras do “Brincando na Praça”, projeto que visa o lazer e a diversão para os baixinhos. Na ocasião, são instaladas tendas da leitura, futebol inflável, jogos tradicionais como peão, amarelinha, perna de pau, e muitos outros. Esses eventos aconteceram todos os sábados e domingos na Praça de Eventos (Estrada Itaquera Guaianases, s/n) e Parque Guaratiba (Rua Salvador Gianetti, s/n). Ainda estimulando a criatividade e imaginação, o Mercado Municipal Leonor Quadros (Mercadão de Guaianases) foi transformado em um cinema, trata-se do Cine Lar com a exibição do filme “Meu nome é rádio”, que conta a história de superação, e traz a reflexão sobre o respeito entre as pessoas com deficiências físicas e suas limitações.

No domingo (20/05) cerca de 3 mil crianças levaram a população de Guaianases para o mundo da fantasia e da arte, reunindo cerca de 800 pessoas na Rua Salvador Gianetti, para conferir o tradicional Desfile Cívico que este ano escolheu o tema “Aprendizagem com alegria e arte”, comemorando os 151 anos de Guaianases. A população lotou a arquibancada e as calçadas próximas ao palanque para assistir as apresentações.

 

Desfile Civico

Para dar abertura ao evento, a banda da Guarda Civil Metropolitana (GCM) tocou o Hino Nacional para o hasteamento da bandeira feita pelo subprefeito de Guaianases, Saint Clair da Rocha Coutinho Sobrinho, comandante do 1º comando capitão PM, José Ângelo da Silva juntamente com o vereador, Milton Ferreira.

Iniciando o desfile as viaturas da Polícia Militar, GCM e bombeiros, em seguida as escolas municipais (EMF’s) e Centro Educacional Unificado (CEU’s) levaram todos ao verdadeiro mundo fantástico do circo, com direito a personagens do folclore brasileiro, bruxas, personagens famosos da tv como Chiquinha (Chaves), Homem Aranha, menino maluquinho e Mickey e Minnie, e muitos outros. As fanfarras e danças acrobáticas marcaram o desfile, tocando músicas tradicionais. Também fizeram parte desta grande festa as motos do Moto Club, e os taxistas de Guaianases, assim como a escola de samba, Folha de Verde.

Escola de Samba Folha Verde de Guaianases

As duas rodas também brilharam no aniversário de Guaianases, em que o grupo de Freestlye Whellig Motocross realizou apresentações na Praça de Eventos (Estrada de Itaquera s/n) e chamou a atenção de muitos que ali passaram. Para o presidente Luiz Carlos dos Reis o foco da atração é incentivar os jovens a praticar manobras radicais sobre duas rodas com segurança, “Este esporte (Freestyle Motocross) enfrenta muito preconceito, muitas vezes por falta de conhecimento. Os jovens fazem manobras nas ruas sem segurança, sem capacete e preparo, isso acaba depredando a imagem do Freestyle”. Reis acredita que por meio da divulgação os esportes radicais com moto podem ser aproximados da população. “A intenção é oferecer preparo para os jovens, para que pratiquem de maneira segura” diz Carlos.

 

Manobras radicais com moto grupo Freestlye Whelling

Famosos também fizeram suas homenagens para Guaianases, Fábio Assunção com a peça “Adultérios”, Fernanda Montenegro com a peça “Viver sem tempos mortos”, e no show da rádio Band FM com a presença dos grupos: Henrique e Diego, Nosso Sentimento, Nuance, Cupim na Mesa, Thaeme e Thiago, George Henrique & Rodrigo, Pixote e Sampa Crew.

 

Show de aniversário e multidão reunida no evento

E encerrando a grande festa foi exibido o documentário “Guaianases nossa terra”, que foi produzido por moradores que tinham o anseio de prestar homenagens ao bairro. Juntamente com o documentário a exposição de fotos antigas que resgatou parte da história desse 151 anos, levando os munícipes em um verdadeiro túnel do tempo, desde década de 20 até a década atual por meio da exposição de fotos antigas. A exposição ficará até o dia 13/06 no Centro Cultural de Guaianases (Rua Professor Cosme Deodato Tadeu, 136), para mais informações 2961-0883.

Um dos mais antigos bairros da capital, Guaianases, zona leste, nascido de uma aldeia indígena, os Guaianás, mostrou mais uma vez que evoluiu, e que seu povo sofrido tem colaborado com as mudanças, e cada vez mais irá desenvolver. O subprefeito de Guaianases, Saint Clair da Rocha Coutinho Sobrinho, agradece a oportunidade de vibrar com o bairro pelas conquistas “Já incorporei o selo de Guaianases, é um bairro com problemas, mas lutamos para melhorar. E não trabalhamos sozinhos, e sim com a comunidade civil organizada trazendo seus anseios. Parabéns Guaianases!”.