Qualificação profissional para os moradores de Guaianases

Inauguração do projeto São Paulo Costurando o Futuro uma oportunidade de uma profissionalização, e mão-de-obra qualificada para as empresas de confecção

Na tarde desta terça (27/03) foi inaugurado oficialmente o projeto São Paulo Costurando o Futuro em Guaianases, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho - Semdet, no CEU Jambeiro.

Para abrir a solenidade houve a apresentação de balé da Professora Melissa do CEU Jambeiro, e logo depois foi apresentado um vídeo que contava um pouco do projeto e suas conquistas. Para compor a mesa foi chamado: a gestora do CEU Jambeiro, Valquiria Oliveira de Assis, representante da Diretoria Regional de Educação - DRE, Lucimeire Cabral de Santana Freitas, o subprefeito de Guaianases em exercício, Eugênio Cesário Martins, professora do Senai, Cecília Portezan, e o secretario adjunto da Semdet, Luiz Antonio Medeiros.

   A profª Cecília falou que sua expectativa é de trazer novos aprendizados para as pessoas do local. Em seguida a representante da DRE, Lucimeire comentou a felicidade que é para a diretoria apoiar este projeto, e a relevância do mesmo para o local. E que se identifica com a missão dos CEU’s que é de proporcionar oportunidades culturais e esportivas para a nossa comunidade “Os CEU’s são pólos de desenvolvimento local, e esta iniciativa tem tudo a ver com nossa missão. Parabenizo a todos e desejo sucesso em nossa parceria”, diz.

Já a gestora do CEU Jambeiro, acredita que este é o caminho para um futuro melhor “Precisamos pensar em algo para o futuro, buscar o sucesso. Estamos adubando este terreno para colher um futuro melhor”. O subprefeito em exercício, Martins, agradeceu ao José Alexandre Sanches pela idealização deste projeto, e comentou que o que era sonho, hoje é uma realidade. Também aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que colaboraram, direta ou indiretamente, para que o evento acontecesse.

  O secretario adjunto, Medeiros, apresentou o projeto com uma visão de desenvolvimento para a Zona Leste “A zona leste não pode ser só (bairros) dormitório, temos que trabalhar próximo de nossas casas, a zona leste tem que ter indústria”, em destaque agradeceu a presença do presidente da Associação Brasileira de Técnicos Têxteis, Reinaldo Rozzatti, e do conselheiro consultivo, Julio Caetano Cardoso. Ainda completou dizendo que este é o início de melhorias para a região “Facilitar cursos profissionalizantes de graça para classe trabalhadora. Vamos lutar para trazer outros cursos”, diz Medeiros.

Segundo o idealizador do projeto, José Alexandre Sanches, o Costurando o Futuro surgiu a partir de uma pesquisa realizada pela (Escola de artes, Ciências e Humanidades) – EACH-USP, que identificou um grande número de mulheres que precisavam de uma oportunidade e permitisse o acesso ao mercado de trabalho “A confecção surgiu como uma dessas possibilidades. A Prefeitura de São Paulo procurou organizar essas escolas na Zona Leste, nas regiões mais necessitadas, com vulnerabilidade, onde existe um número grande de pessoas desempregadas e precisam ter esta oportunidade”. Qualificar é uma das metas, ajudando as pessoas que estão fora do mercado de trabalho. De acordo com Medeiros na zona leste a indústria de confecção vem crescendo muito, “Estamos apoiando este curso que vai fazer a inclusão e formalizar essas pessoas que precisam” diz ele.

  Outro benefício é o desenvolvimento do bairro, de acordo com Sanches algumas empresas estão se deslocando para a Zona Leste, trazendo sua unidade. No bairro Itaim Paulista já existe uma empresa de camisaria que veio de Indaiatuba, criando cerca de 100 empregos. Para Sanches é a primeira de muitas que ainda virão. Além das pequenas empresas de confecção que necessitam de mão-de-obra devidamente qualificada.

Este projeto tem a parceria com 7 subprefeituras da zona leste, são elas: Itaim Paulista, São Miguel, Itaquera, Vila Prudente, Cidade Tiradentes, São Mateus e Guaianases. Carga horária de 160 horas, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h00 ou 13h00 às 17h00. A capacitação das costureiras será feita em oficinas-escolas implantadas nas subprefeituras, e em Guaianases será no CEU – (Centro Educacional Unificado) Jambeiro (Avenida José Pinheiro Borges, 60).

O projeto é uma realização da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho em parceria com a Subprefeitura Guaianases, Diretoria Regional de educação, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae-SP, Escola de artes, Ciências e Humanidades – EACH-USP, Singer do Brasil.

 *créditos da fotos: Jurandir Sousa

*Texto: Alessandra Maciel