Guaianases presenteia a cidade com ação concentrada de limpeza e de serviços

A Subprefeitura de Guaianases realiza, nos dias 21/01 e 25/01, ação concentrada de limpeza e de serviços, no Jardim Gianetti, para comemorar com a comunidade o 458º aniversário da cidade de São Paulo

O subprefeito de Guaianases é idealizador do projeto que prevê a ação concentrada de zeladoria no Jardim Gianetti, Distrito do Lajeado. A iniciativa é ampliar os serviços, por meio de parcerias, convidando a população à praça para festejar o aniversário da cidade. A idéia surgiu no início do ano durante uma reunião de avaliação da gestão 2011. Durante o mês de janeiro, a equipe que coordena os trabalhos da Subprefeitura, reuniu-se para organizar o mutirão que começou no sábado, 21/1, e continua na quarta, 25/1, quando São Paulo completa 458 anos.

Os serviços à comunidade foram prestados na Praça Marcílio Alves do Prado, localizada na rua Padre Nildo do Amaral Junior. O Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, representou o prefeito. A iniciativa, bem recebida pela população local, contou com o envolvimento de servidores das áreas da saúde, educação e do meio ambiente. Participaram o Chefe de Gabinete e os membros do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES) de Guaianases, que na ocasião distribuíram 40 mudas de árvores, sementes e folhetos sobre a preservação do meio ambiente.

A equipe da saúde verificou gratuitamente a pressão e o diabetes dos interessados. Foi o caso do vigilante Leonardo Monteiro da Silva, 27 anos, que descobriu que sua pressão estava alta e o diabetes normal. Para ele, “essa é uma ação importante porque atende a população que não tem condições.”

No entorno da praça foram realizados os serviços de varrição, capinação, poda, pintura de guias, limpeza de bueiro, retirada de entulho e duas operações cata-bagulho, que resultaram na retirada de 22 toneladas de lixo da região. A conservação de áreas verdes contou com a reforma de jardinagem na praça entre as ruas José Marin e Padre Nildo do Amaral Júnior.

O projeto contou com a parceria de outros segmentos, como a Sabesp que distribuiu 200 exemplares do Almanaque da Água, além de vários litros de água que aliviaram a sede dos munícipes durante o sábado abafado. Outro parceiro foi o Instituto Embeleze que, das 9h às 15h, cortou o cabelo de 100 pessoas. A funcionária da Defesa Civil, Maria Lúcia Calado da Silva, 55 anos, foi uma das beneficiadas. “Estou aproveitando a canja”, disse.

As crianças divertiram-se com o projeto “Brincando na Praça”, da Supervisão de Esportes. Para a estudante do 5º ano, Maria Lúcia Ferreira Toledo, valeu à pena esperar na fila para escalar a montanha inflável, de cerca de 5 metros de altura. Ela e sua irmã Olga, de 12 anos, estavam admiradas com as mudanças ocorridas na praça após a reforma. “Aqui era um morro feio, cheio de mato e de lixo”, dizem. Para a alegria da criançada não faltaram os tradicionais: pula-pula e a piscina de bolinha. E, para adoçar a festa, algodão doce à vontade.

 

A tenda do Centro de Recuperação e Preparação Animal (CEPRA) que possui convênio com o programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos, da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da CONVISA, orientou 180 pessoas sobre a posse responsável e castração gratuita de animais.

A equipe da Zoonoses, responsável pelo controle de população de animais domésticos e controle de população de animais sinantrópicos, aqueles que podem transmitir doenças ou causar agravos à saúde do homem, informou 170 munícipes como prevenir a proliferação desses animais. O mutirão de ação educacional orientou a população sobre prevenção à dengue e a não jogar lixo na rua. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

SUBPREFEITURA DE GUAIANASES
| ASSESSORIA DE IMPRENSA |
2961-7178 / 2557-7099 ramal 202
http://guaianases.prefeitura.sp.gov.br