Subprefeitura Guaianases busca novas estratégias na guerra contra o lixo

A revitalização de "pontos viciados de lixo" é uma das alternativas adotadas

 O problema do lixo é tão grave que tem obrigado as autoridades a buscar alternativas para engajar a população no combate ao descarte irregular. O subprefeito de Guaianases - Guaracy Fontes Monteiro Filho - reuniu as empresas e órgãos envolvidos no serviço de limpeza para discutir a questão.
Além da varrição, serviço de coletiva seletiva e domiciliar, ecopontos, cata-bagulho, limpeza de escadarias e vielas, a Subprefeitura Guaianases está pedindo uma análise das áreas atendidas por caçambas, locais de difícil acesso, onde os caminhões não conseguem circular.
Para o subprefeito é preciso avaliar a localização, a capacidade das caçambas e a periodicidade de recolhimento do lixo. “Não basta colocar a caçamba. É preciso avaliar se ela cumpre de fato seu papel”, diz.
A subprefeitura tem procurado divulgar, através de redes sociais, a programação do Cata-Bagulho a fim de que a população se acostume com essa prática, guarde o que deseja descartar até a data correta para colocá-lo na rua. As equipes percorrem as ruas do bairro pelo menos uma vez no mês.
A comunicação e educação da população são fundamentais. Através do “Revitaliza SP”, os chamados pontos viciados de descarte estão sendo alvos de outro tipo de ação. Educadores ambientes percorrem a vizinhança, divulgando os endereços dos ecopontos e as melhores práticas para destinar o lixo doméstico. Na sequência, locais degradados são limpos. Recebem pintura floreiras coloridas montadas com pneus. Impossível não notar a diferença. A nossa expectativa é a de que esse tipo de ação iniba o descarte irregular, diz Guaracy.
O próximo alvo já está definido. No sábado dia 14, a equipe estará trabalhando na Rua da Passagem Funda, altura do 468.