Contra as enchentes o que é melhor: comporta ou piscinão?

A subprefeitura ainda não tem uma resposta, mas DAEE vai colaborar ma busca de uma resposta

  Após as chuvas do dia 10 de fevereiro o que não faltou foi debate sobre as causas das enchentes na cidade. Muito se falou de mudanças climáticas, do excesso de asfalto e concreto que cobrem quintais, ruas e avenidas, da ocupação junto aos rios e córregos, do lixo e da falta de investimento. Em parte todos tinham razão, mas faltou ainda discutir outros pontos: custo, benefício, impacto a curto, médio e longo prazos, orçamento, prioridades. O passado não dá pra mudar e corrigir suas consequências exige tempo e dinheiro.

Voltando a Guaianases. A região tem vários pontos considerados críticos, mas quantas vezes por ano os moradores e comerciantes enfrentam enchentes? Lembrando que, no dia 10 de fevereiro, quando em várias regiões da cidade as ruas ficaram submersas, Guaianases não enfrentou problemas dessa natureza. Em janeiro, Guaianases foi prejudicado pela tempestade que caiu em Ferraz de Vasconcelos e, ainda assim, uma hora depois da chuva á agua já havia baixado e a limpeza pode começar.

Diante desse cenário, desde que assumiu a subprefeitura (em abril do ano passado, o engenheiro Guaracy Fontes Monteiro Filho avalia a possibilidade de controlar o fluxo da água do Ribeirão Guaratiba para aumentar a vazão do Itaquera Mirim onde os dois se encontram, atrás do CEU Jambeiro. Para isso, a água do Guaratiba seria desviada quase que totalmente para dentro do piscinão, localizado rio acima.

Quando chove muito, quem observa o encontro dos dois córregos tem a impressão de que ambos concorrem por espaço e um freia o outro., explica o subprefeito. Quando o volume de água é muito grande, o Itaquera Mirim transborda. Guaracy F. Monteiro Filho sugere a instalação de uma comporta na área do piscinão da Pedreira. Isso facilitaria o escoamento e evitaria o extravasamento do Itaquera Mirim na região do Mercado Municipal? Essa é a pergunta que os técnicos se fazem e a razão do convite à equipe do DAEE – o Departamento de Águas e Energia Elétrica, gestor dos recursos hídricos do Estado de São Paulo, para avaliar a proposta.

A colaboração foi acertada após  encontro do Subprefeito com o  Secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Eng Marcos Penido. Nessa quarta-feira (19/2)  Ronald Pereira da Silva, Diretor de Ações Institucionais do DAEE e sua equipe  visitaram  a área do mercado, rua Getulina e Sansão Castelo Branco até avistar o encontro dos rios, atrás do CEU Jambeiro. Na sequência visitaram o Piscinão da Pedreira.

De acordo Mário Nakashima – engenheiro civil do DAEE – é cedo para dizer se a proposta é viável ou não. Antes, serão necessários estudos hidrológicos e hidráulicos, ou seja, precisarão avaliar vazão, afluentes e o comportamento da água em movimento para, entre outras coisas, saber se a “disputa” entre os dois córregos pode mesmo ter influência nas inundações da região do mercado. Confirmada a suspeita, é possível que a construção de comportas seja uma alternativa mais simples, rápida e barata para a solução do problema. Por enquanto isso é só uma ideia. Não é promessa, nem projeto, mas pode vir a ser uma solução.