Nem dengue, nem coronavírus

O Coranavírus não deu as caras por aqui, mas o verão é perfeito para a reprodução do mosquito da dengue

Em todo verão a preocupação se repete. Calor, umidade, chuva, água parada criam o cenário perfeito para a proliferação de mosquitos, especialmente do Aedes aegypti, responsável não só pela dengue, mas também pela chikungunya, febre amarela e Zika.
Nesse ano não é diferente. As equipes de saúde estão em alerta e já registraram quatro casos de dengue, dois em Guaianases e dois no Lajeado. Além disso, é preciso lembrar:  aqueles que já contraíram o vírus uma vez não estão imunes aos outros tipos.
As equipes de saúde de Guaianases estão em campo, conferindo possíveis focos do mosquito que podem contribuir para o crescimento do número de casos.
Na reunião, realizada na Subprefeitura, para tratar das arboviroses (doenças provocadas por artrópodes, especialmente mosquitos), as equipes de saúde ressaltaram que as campanhas de esclarecimentos sobre a prevenção da dengue não podem parar e, para tanto, pretendem adotar o material criado prelo professor e artista Onézio Cruz: “Pedrinho”.
O mini almanaque narra a trajetória de Pedrinho, um estudante do ensino fundamental de uma escola pública que sonha em ser super herói. No caso, o inimigo é o Aedes aegypti. De acordo com o professor Onézio Cruz, em breve, Pedrinho vai ganhar uma turma.
Na campanha de combate à Dengue, as páginas do almanaque serão aproveitadas em atividades psicopedagógicas e Pedrinho deverá surgir também cartazes que serão distribuídos nas unidades de saúde.

Em relação ao coronavírus, as equipes de saúde  de Guaianases (assim como outras)  estão participando dos treinamentos oferecidos para garantir o cumprimento de todos os protocolos (regras) ditados pela Organização Mundial de Saúde e autoridades brasileiras.  Quanto mais informações forem compartilhadas, mais rápido os  casos da doenças poderão ser identificados e tratados.

Por enquanto,  recomenda-se evitar aglomerações, procurar arejar os ambientes,  usar lenços descartáveis, proteger  a boca com o dorso das mãos ou braço em casos de tosse ou espirro e mantê-las sempre limpas. Lavar as mãos com frequência.  Passar  uma água apenas não basta. Procure ensaboar  palmas e dorsos, espaços entre os dedos  estendendo a limpeza até os punhos. Se possível, faça uso de álcool gel.