Votação para o CADES-FB será no fim de novembro

População poderá participar da votação através de um novo sistema desenvolvido em parceria com a PRODAM

A escolha para os representantes do CADES-FB, para mandato de dois anos, será realizada no fim de novembro pelo voto popular, com data exata a ser divulgada em breve. Para garantir a lisura do pleito, houve o cancelamento da primeira votação em agosto, quando foram detectados problemas técnicos e a instabilidade no servidor utilizado. Em parceria com a área de tecnologia da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, a PRODAM (Empresa de Tecnologia de Informação e Comunicação do Município de São Paulo) desenvolveu um novo sistema para garantir a lisura integral da votação, com a total confiabilidade dos dados.

Esta é a primeira eleição virtual para o CADES e destaca-se a imensa participação popular no pleito, muito superior a todas as outras edições. Novamente haverá o plantão presencial na Subprefeitura Freguesia/Brasilândia, com computadores disponíveis, para quem não tem acesso à internet. O plantão de apoio na Subprefeitura ocorrerá no domingo, último dia da votação.

O CADES-FB conta com 32 membros, sendo 16 eleitos agora pela sociedade civil, com oito titulares e oito suplentes e 16 membros indicados pelo poder público, também com oito titulares e oito suplentes. O mandato é de dois anos.

Ao todo, são 32 CADES Regionais (Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz) - o total de Subprefeituras - e cada subprefeito é o presidente do Conselho em sua região. Criado em 2007, os CADES Regionais têm como objetivo discutir e formular propostas socioambientais.

Cerca de 600 candidatos se inscreveram para participar das eleições. Eles escreveram uma carta de intenção identificando nome, experiências e propostas ou temas de interesse para discussão nas reuniões do Conselho. Os eleitores e os candidatos cadastrados podem participar normalmente do pleito.

Para votar, basta ter mais de 16 anos e morar na região administrativa da Subprefeitura. O eleitor devidamente cadastrado poderá votar uma única vez em até 3 candidatos.

CADES

O Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz das Subprefeituras é um órgão de natureza participativa e consultiva que tem o importante papel de propor e colaborar com a formulação de políticas públicas relacionadas à proteção ambiental, à implantação de programas que fomentem a cultura de paz e à implementação da Agenda 2030, sempre promovendo e incentivando a participação social.

Constituído de forma bipartite, seus componentes são 50% eleitos pela sociedade civil e 50% por representantes do poder público. O mandato dos conselheiros é de dois anos, cabendo duas reconduções, por igual período.

O trabalho dos conselheiros não pode ser remunerado e é considerado serviço público relevante.