Subprefeitura Cidade Tiradentes inicia treinamento 5S

Durante esta terça-feira (12 de junho) cerca de 300 servidores da Subprefeitura Cidade Tiradentes participaram do Dia “D”. Além de suas atividades habituais, eles tiveram uma nova tarefa: colocar em prática o senso de descarte e liberação de área, ou seja, descartar tudo o que não está sendo utilizado.


Munidos de equipamentos de proteção individual, os servidores não economizaram na organização das áreas. Armários, cadeiras, mesas, ventiladores, pastas, jornais, papéis, telefones etc. foram deixados nas áreas de descartes.


Muitos funcionários acreditam que fazer cada vez mais, com cada vez menos - menos esforço humano, menos equipamento, menos tempo e menos espaço - é uma forma de aproximar-se cada vez mais e oferecer aos munícipes a qualidade na prestação do serviço público.


Na opinião da servidora Maria das Dores Cardoso Almeida, 20 anos de prefeitura - e coordenadora de avaliação do Programa 5S da subprefeitura Cidade Tiradentes, a ação de implantação do programa foi eficaz e com integração das coordenadorias e servidores. “Produzimos um resultado notório, eliminando os desperdícios e perdas, despoluindo visualmente o ambiente com a intenção de manter a empresa limpa e zelar pelo local de trabalho”.


Sob o slogan "Uma dose de bom senso em tudo que a gente faz", a Prefeitura aposta no 5S como forma de mudar o ambiente das Subprefeituras e da Secretaria, contando com a participação dos servidores. Todo o material descartado recolhido durante o Dia D será registrado e ficará disponível para consulta por uma semana. O intuito é que parte do material seja reutilizada entre os servidores. O que realmente não tiver mais utilidade será recolhido por uma mega-operação de cata-bagulho programado para o próximo dia 23 de junho.

 

5S é a primeira prática de gestão e qualidade a ser implantada


Desde o final de março de 2007, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras conta com a Assessoria de Gestão e Qualidade e, de forma pioneira, vem implantando o Programa "Qualidade na Gestão Pública" na Secretaria e em suas 31 Subprefeituras. Seu objetivo é modernizar o sistema de gestão para aumentar a satisfação da população com o serviço público.


O Programa tomará como base o projeto-piloto desenvolvido na Subprefeitura Campo Limpo desde 2005, que com a implantação das práticas da qualidade (pesquisa de clima com os servidores e comunidade, maior agilidade no fluxo de informações, aumento do índice de treinamentos direcionados aos servidores e identificação de novos líderes, entre outras) aumentou o índice de satisfação da população atendida de 40% para 80%.


As bases para implantação das práticas são os critérios Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos e Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados, que compõem o modelo GESPÚBLICA - Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (FNQ) - aderido pela secretaria e pelas subprefeituras.