Prefeitura inaugura Hospital Municipal Cidade Tiradentes

Mais moderno hospital da rede começa
a funcionar na próxima semana

 

A Prefeitura de São Paulo entrega no domingo, 1º de julho, o Hospital Municipal Cidade Tiradentes (HM Cidade Tiradentes), na zona leste da capital, que irá beneficiar mais de 530 mil pessoas da região de Cidade Tiradentes/Guaianases. Este é o primeiro hospital construído pela Prefeitura em 17 anos.


Como qualquer outro hospital desse porte, a abertura do HM Cidade Tiradentes ocorrerá por etapas, seguindo critérios técnicos para garantir a qualidade e segurança dos serviços implantados. “O funcionamento por etapas é essencial para que o hospital mantenha a segurança, tanto para pacientes quanto para funcionários. Acionando uma etapa por vez conseguimos fazer os ajustes de fluxos, observar na prática o que os funcionários foram treinados para fazer, testar o funcionamento dos diversos setores, enfim, organizar cada processo dessa operação tão complexa que é colocar em funcionamento um hospital com essas dimensões e garantir o padrão de qualidade e eficiência”, conta a secretária municipal da saúde, Maria Aparecida Orsini. Assim, o funcionamento do hospital se dará da seguinte forma:


1ª Fase - a partir do dia 2/7 o hospital começa a funcionar com a ativação dos setores de internação, com 31 leitos de internação de adultos e 14 de internação infantil.


2ª Fase - após 30 dias começará a funcionar o pronto-socorro e a UTI para adultos, crianças e recém-nascidos, como também serão ativados o centro cirúrgico e maternidade.


3ª Fase - acontecerá até o fim de 2007, quando serão ativados mais leitos de internação aumentando a capacidade dos serviços para mais de 60% do total.


4º Fase - será a fase final de implantação, com os 230 leitos de internação ativados e todos os serviços funcionando com 100% de sua capacidade.


Quando estiver em pleno funcionamento serão 230 leitos para internação e capacidade para atender 25 mil pacientes por mês. O HM Cidade Tiradentes é o quinto maior hospital do município e será o primeiro hospital municipal a ser gerenciado por uma OSS (Organização Social de Saúde), a Casa de Saúde Santa Marcelina, que já administra, junto ao Governo do Estado de São Paulo, as OSS do Itaim Paulista e Itaquaquecetuba.


A Secretaria Municipal da Saúde já investiu mais de R$ 97 milhões em obras e instalações de equipamentos de ultima geração para oferecer à população o melhor serviço e o atendimento médico de qualidade. Nesse sentido, o HM Cidade Tiradentes caracteriza-se por três aspectos diferenciados: tecnologia de ponta, projeto arquitetônico inovador e humanização e qualidade de atendimento.


Para oferecer rapidez e alta resolução nos resultados dos exames a Secretaria Municipal da Saúde está equipando o hospital com tecnologia digital. Todos os exames de diagnóstico e imagem serão feitos pelo sistema PACS (Picture Archiving Communication System), de última geração e também utilizado em grandes centros hospitalares da rede privada. Além de promover aumento na quantidade de exames realizados, diminuindo as filas de espera, a digitalização do serviço de radiodiagnóstico propiciará maior rapidez nos laudos, aumentará a eficiência e precisão da resposta médica, possibilitará um maior controle dos exames, e irá gerenciar o armazenamento e distribuição das imagens de forma mais ágil.


O projeto arquitetônico, premiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e um dos vencedores da segunda edição do Prêmio Prisma, valoriza a preservação do meio ambiente e a preocupação em oferecer espaços agradáveis e confortáveis para pacientes, médicos e funcionários. Desta forma, foram criados jardins internos que podem ser vistos de todas as partes do hospital, inclusive da UTI. Também há clarabóias que permitem a entrada de luz natural e um sistema de armazenamento de energia solar, que conta com mais de 100 painéis coletores que irão aquecer a água utilizada no dia-a-dia. Isso representará uma economia de 25% no consumo total de energia.


Uma das principais preocupações durante o processo de planejamento e construção do novo Hospital foi criar uma estrutura que estimulasse o atendimento humanizado da população que busca por ajuda. A área de atendimento em saúde mental, por exemplo, funcionará como hospital-dia, com a função de facilitar o atendimento do paciente com transtornos psiquiátricos em crise e ao mesmo tempo apoiar seu processo de reinserção social e familiar.


“Ao iniciar a contratação de Recursos Humanos já começamos também um treinamento dos profissionais que atuarão de forma diferenciada para bem-acolher os pacientes e tratá-los não somente nas questões da doença, mas para ter um olhar para o ser humano que esta a sua frente e tem outras necessidades. Os acompanhantes e visitantes também serão beneficiados com horários de visitas mais flexíveis, pois sabemos que a presença de um familiar junto ao paciente ameniza o sofrimento”, afirma Irmã Rosane Ghedin, diretora-presidente da Casa de Saúde Santa Marcelina, OSS responsável pela contratação e treinamento de funcionários


Outra característica importante de humanização é a acessibilidade. Todos os setores foram projetados para acolher pacientes com necessidades especiais. Placas de informação em braile e pisos em alto relevo, com textura e volumetria, foram instaladas em todos os andares para atender os deficientes visuais. Rampas e banheiros com barras de apoio e piso anti-derrapante garantem a segurança e acesso dos idosos e cadeirantes. No anfiteatro, com capacidade para 180 lugares, há espaços para cadeirantes e poltronas para obesos, maiores e reforçadas, assim como camas especiais com estrutura suficiente para atender pessoas muito acima do peso.


A instalação do HM Cidade Tiradentes também vai gerar um aquecimento econômico na região, hoje considerada “cidade dormitório”, com cerca de 200 estabelecimentos comerciais e uma das maiores taxas de crescimento do município, segundo dados do IBGE. De cara o hospital irá promover a geração de mais de mil empregos, 50% dos oferecidos hoje. O subprefeito de Cidade Tiradentes, Arthur Xavier, já tem projeto para transformar o Sacolão da região em Mercado Municipal, com restaurante, lanchonete e outros serviços. “Esta conquista é a resposta de uma antiga reinvidicação da população do distrito, que tanto lutou para que esse sonho tornasse realidade, além de consolidar os aspectos essenciais da sua qualidade de vida, integração social e o exercício pleno de cidadania”, disse o subprefeito


O HM Cidade Tiradentes será referência direta para 31 UBS (Unidade Básica de Saúde), três AMA (Assistência Médica Ambulatorial), dois Hospitais e dois Pronto-Socorros da região de Cidade Tiradentes.

 

PROGRAMAÇÃO DE INAUGURAÇÃO:


9h às 14h - Brincadeiras para crianças da comunidade - (Pula-Pula, Cama Elástica, Palhaços)
13h - Visitas monitoradas para o público
16h - Show de Dudu Nobre

Serviço: Inauguração do Hospital Municipal Cidade Tiradentes
Quando: Domingo, 1º de julho de 2007
Horário: 10h30
Local: Av. dos Metalúrgicos 1797 - Cidade Tiradentes