Subprefeitura Presente

Uma nova forma de administrar e aproximar a população junto ao órgão municipal da região da Cidade Tiradentes

O terceiro ano do Programa Subprefeitura Presente terá sua próxima edição em 06 de julho (sexta-feira) no setor Inácio Monteiro, das 10h00 às 14h00, na EMEF Alexandre Vannuchi Leme - Rua Igarapé da Diana, 60. O Programa que propõe descentralizar o atendimento, além de facilitar o acesso da população a órgãos públicos, beneficiou 6745 pessoas, durante as 37 edições realizadas entre 2005 e junho de 2007, sendo que 2.868 tiveram atendimentos de saúde e educação bucal.

Durante o evento, o público contará com a atuação de uma equipe de trabalho da Subprefeitura - constituída por coordenadores, supervisores e técnicos de todas as áreas, inclusive, Saúde e Educação, além da prestação de serviço dos profissionais da SPTRANS, Sabesp, Cohab, CDHU, CET e Conseg - Conselho Comunitário de Segurança da região. Teremos também a realização da Minicaravana do Esporte, que propõe utilizar a pratica do esporte como ferramenta de educação, além da participação de integrantes da “AGENDA 21 CIDADE TIRADENTES PRESENTE”, que coletaraõ recicláveis (pilha recarregável, baterias usadas e garrafas “petis”).

Haverá também atendimento odontológico para a população em geral, por uma equipe de dentistas que desenvolve a ação de educação em saúde bucal.

Próxima local Subprefeitura Presente:
Setor 9 - Pérola Vitória/Três Poderes (27/07/07), Setor 10 - Profeta Jeremias (17/08/07), Setor 11 - Castro Alves (06/09/07), Setor 12 - Sítio Conceição (28/09/07), Setor 13 - Santa Etelvina/Metalúrgicos (19/10/07), Setor 14 - Setor G (09/11/07), Setor 15 Jd Souza Ramos (30/11/07).

ASPECTOS GERAIS - SETOR INÁCIO MONTEIRO

A situação fundiária da área apresenta predominância da COHAB, com poucas áreas não construídas. Ao lado norte, faz divisa com a Subprefeitura Guaianases, marcada pelo córrego que se estende ao longo da rua Higino Neves. Ao leste, localiza-se a Favela Joaquim Amaral, que ocupa uma extensa área verde. Ao sul deste setor encontra-se um dos patrimônios ecológicos mais significativos de Cidade Tiradentes, o Parque do Rodeio, que requer por parte da Subprefeitura, um considerável esforço para mantê-lo em condições de uso pela população local, com segurança, garantindo ainda suas áreas livres de invasores que constantemente investem sobre o enorme espaço verde.

A tipologia habitacional caracteriza-se, por residências em casas térreas, construções com dois pavimentos e poucos prédios. A rede de saneamento atinge 100% das moradias que fazem parte dos conjuntos habitacionais, exceto as áreas invadidas.

Servida internamente por cerca de três linhas de ônibus, porém com fácil acesso à Avenida Inácio Monteiro, importante via estrutural de Cidade Tiradentes, onde transitam várias linhas.

Quanto aos equipamentos públicos, temos o registro de três escolas municipais, uma escola estadual. Porém, sua proximidade e facilidade de acesso ao Setor 01, muito bem servido por escolas, UBS e creches, incluindo o CEU Inácio Monteiro e um Centro Esportivo, ampliam muito a rede de serviços públicos às quais tem acesso.

De acordo com o mapa de setores censitários classificados segundo privação e ciclo de vida familiar, (SAS-PMSP/ CEM - CEBRAP), o setor apresenta uma predominância de população adulta e com alto e médio grau de privações. Os índices de alfabetização atingem apenas entre 0 e 4% de analfabetos acima de 10 anos. O congestionamento familiar (famílias com mais de 06 pessoas) está em torno de 9 a 15%, dependendo do local.

Serviço:
O que é: Programa Subprefeitura Presente - propõe descentralizar o atendimento, além de facilitar o acesso da população a órgãos públicos e a Subprefeitura Cidade Tiradentes
Quando: 06/07/07 (6a. feira) às 10h00
Local: EMEF Alexandre Vanuchi Leme - Rua Igarapé da Diana, 60

Rosangela de Paula - Ass. Com. Subprefeitura Cidade Tiradentes (11) 6964-6233, 9122-0673, 9633-1968.