Subprefeitura Presente: Próxima edição acontece nesta sexta (27) nos setores Pérola/Vitória/Três Poderes

Uma nova forma de administrar e aproximar a população junto ao órgão municipal da região da Cidade Tiradentes

 

O terceiro ano do Programa Subprefeitura Presente terá sua próxima edição em 27 de julho (sexta-feira) nos setores Pérola/Vitória/Três Poderes, das 10h às 14h, na E.E Dom Angélico, Rua Alphonse Joailler s/nº. O Programa que propõe descentralizar o atendimento, além de facilitar o acesso da população a órgãos públicos, beneficiou 6.922 pessoas, durante as 38 edições realizadas entre 2005 e julho de 2007, sendo que 2.958 tiveram atendimentos de saúde e educação bucal.


Durante o evento, o público contará com a atuação de uma equipe de trabalho da Subprefeitura - constituída por coordenadores, supervisores e técnicos de todas as áreas, inclusive, Saúde e Educação, além da prestação de serviço dos profissionais da SPTRANS, Sabesp, Cohab, CET e Conseg - Conselho Comunitário de Segurança da região. Teremos também a realização da Minicaravana do Esporte, que propõe utilizar a pratica do esporte como ferramenta de educação, além da participação de integrantes da "AGENDA 21 CIDADE TIRADENTES PRESENTE", que coletarão recicláveis (garrafas "pet").


Haverá também atendimento odontológico para a população em geral, por uma equipe de dentistas que desenvolve a ação de educação em saúde bucal.


Próximos locais da Subprefeitura Presente:
Setor 10 - Profeta Jeremias (17/08/07), Setor 11 - Castro Alves (06/09/07), Setor 12 - Sítio Conceição (28/09/07), Setor 13 - Santa Etelvina/Metalúrgicos (19/10/07), Setor 14 - Setor G (09/11/07), Setor 15 Jardim Souza Ramos (30/11/07).

 

Aspectos Gerais - Setore Pérola/Vitória e Três Poderes


A situação fundiária da área apresenta-se integralmente de propriedade particular, loteada irregularmente e com graves problemas de infraestrutura. Parte desta ocupação irregular está inserida no projeto “Lote Legal”, implementado pela Prefeitura de São Paulo.


A tipologia habitacional caracteriza-se, por residências em casas térreas de estrutura precária e construções com dois pavimentos. A área é servida precariamente por transporte público, sendo o principal acesso de deslocamento a avenida Inácio Monteiro.


Quanto aos equipamentos públicos, temos registro de 02 escolas, uma estadual, a outra.


De acordo com o mapa de setores censitários classificados segundo privação e ciclo de vida familiar, (SAS-PMSP/ CEM - CEBRAP), o setor apresenta uma predominância de população entre crianças, jovens e adultos, com altíssimo, alto e médio grau de privações.


A rede de saneamento atinge aproximadamente 60% das moradias. Os índices de analfabetismo atingem cerca de 30% da população adulta. O congestionamento familiar (famílias com mais de 06 pessoas) está em torno de 9 a 15%, chegando a 25% dependendo do local.