Programa adote uma árvore incentiva moradores

A Subprefeitura Cidade Tiradentes, em parceria com a Associação ABC- Bem Querer e a educadora ambiental Regina Chaves, implantaram no dia 08 de julho, o Programa Adote uma Árvore que visa realizar a arborização urbana no distrito, com a participação da comunidade e o poder público.

O Programa Adote uma árvore, desde o seu lançamento já envolveu seis praças, uma situada à Rua Cachoeira Duas Araras, outra na Rua dos Têxteis x Rua José Francisco Brandão e as demais na Avenida dos Metalúrgicos. As ações contaram com a colaboração de 64 munícipes e dez zeladores de praças que plantaram 181 mudas de árvores, entre herbáceas e palmeiras.

Para Regina Chaves, o programa além de incentivar e envolver o morador com o plantio e o crescimento da árvore, é também uma maneira de contribuir com a preservação do meio ambiente. "Procuramos mobilizar e sensibilizar a comunidade, por meio da educação ambiental para formar uma consciência sobre a necessidade de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico", disse a educadora.

Incomodada com o lixão próximo a sede da sua instituição, a presidenta Francisca Ribeiro da Silva com mais um grupo de mulheres encontraram a solução para problema: transformar o espaço em uma praça.

A reivindicação foi atendida pela Subprefeitura Cidade Tiradentes e a primeira ação do programa ocorreu neste local, que para ela, está muito bonito. A comunidade se envolveu de tal maneira que todo mundo quer cuidar das plantas, principalmente as crianças, diz Francisca. “A conscientização sobre a preservação do meio ambiente tem que começar desde criança, ela é o futuro, quem sabe com a mudança de mentalidade poderemos viver uma vida com mais qualidade e respirando melhor o verde”.

Na praça, localizada na Cachoeira Duas Araras foram plantadas árvores nativas da Mata Atlântica de pequeno e médio porte, entre as quais: manacá da serra, considerada uma planta símbolo do Brasil, tamburiu, dedaleiro e arueira branca. Além disso, Francisca trabalha com a comunidade local, reaproveitando outros espaços para montar canteiros medicinais.

A jovem Aline de Andrade, madrinha de uma árvore, esboçou o seu primeiro projeto referente ao meio ambiente, quando participou como educadora no curso de Comunicação do projeto Consórcio Social Juventude Ativa. Entre as ações criou workshop para conscientizar a comunidade sobre a questão ambiental associada ao desenvolvimento sustentável, com o foco voltado ao artesanato e reciclagem. “É uma experiência fantástica, pois além de integrar a comunidade, é uma forma de contribuir com a proteção do meio ambiente”.

Outra ação do programa foi o plantio, na primeira semana de agosto, de 60 mudas de Palmeiras (Sabal Minor, Livistonia Chinensis, Dypsis Decaryi), nas praças localizadas na Avenida dos Metalúrgicos, considerada a principal de Cidade Tiradentes. Elas foram cedidas, gratuitamente, pelo Viveiro Harry-Blossfod, da cidade de Cotia.


 

 

(Texto: Assessoria de Comunicação)