Projeto Cidade Tiradentes Canta São Paulo em comemoração ao aniversário da cidade

Bandas de Cidade Tiradentes fazem uma releitura de músicas famosas que falam sobre São Paulo

  

Em comemoração aos 456 anos do aniversário da Cidade de São Paulo, a Estação da Juventude – espaço destinado aos jovens para oficinas de música, arte e expressão, e profissionalização, com apoio da Subprefeitura Cidade Tiradentes, realiza o projeto “Cidade Tiradentes canta São Paulo”.

 Trata-se de uma iniciativa que reuniu algumas das bandas que frequentam a Estação da Juventude, com a proposta de fazer uma releitura de músicas famosas que falam sobre São Paulo e mostrá-las para os 180 alunos, com idade entre 14 e 23 anos, pois muitos deles nunca ouviram clássicos como Ronda ou mesmo "Sampa" de Caetano Veloso.

As músicas foram gravadas no estúdio da Estação da Juventude, e o produto final, resultou em um CD, apresentado em seis faixas: "Sampa" de Caetano Veloso, na versão Funk, com Mc Dede, Mc Wa e Dj Maguinho; "Lá vou eu" , de Rita Lee e Luiz Sérgio, no estilo Reggae, com João Carlos & Os Corações Partidos; A famosa "Ronda" de Paulo Vanzolini no ritmo de Baião, com Silvan; "Envelheço na Cidade" de IRA, na versão EMO com Banda Sanar; "São Paulo" de 365 no balanço Hip Hop, com Estilo Vagabundo; e “Paulista” famosa na voz de Vânia Bastos, apresentada na versão Pop, por Juliana Faria. O CD será distribuído, gratuitamente, aos alunos que frequentam os cursos da Estação da Juventude.

Alguns dos músicos encarregados das releituras não conheciam as músicas, mas mergulharam em suas letras e melodias para gravar o CD e apresentar uma versão de como esses clássicos deveriam ser tocados segundo a experiência pessoal de cada um. O resultado é uma "Sampa" tocada em versão funk por rapazes entre 16 e 18 anos que se encantaram com os versos de Caetano, em "Ronda" cantado com forte sotaque nordestino na voz do alagoano Silvan que se fez paulista, ou mesmo na versão Emo feita pelos jovens da Banda Sanar para o rock anos 80, "Envelheço na Cidade", do IRA.

No dia 22 de janeiro, a partir das 14 horas, o CD será apresentado aos alunos da Estação da Juventude, na Rua Pedro Iovine, 161. Na ocasião, os participantes farão um debate sobre a Cidade de São Paulo, com base nas idéias apresentadas nessas músicas, comparando a São Paulo de ontem com a de hoje e de como Cidade Tiradentes se insere dentro da quarta maior metrópole do mundo.

  

Em Cidade Tiradentes, durante o show para comemorar o aniversário de São Paulo, as bandas que produziram a releitura das músicas apresentarão o CD para o público em geral. O evento acontece no dia 25 de janeiro, a partir das 15 horas, na Praça em frente ao Terminal Cidade Tiradentes, localizado na Avenida Naylor de Oliveira, s/n.
 

 

Informações para Imprensa

Rosangela de Paula - Assessoria de Comunicação e Imprensa

Subprefeitura Cidade Tiradentes

(11) 3396-0010, 9658-2410

Emails: rdpaula@prefeitura.sp.gov.br