Operação Patrulha do Silêncio reduz acidente de trânsito em Cidade Tiradentes

Cidade Tiradentes reduziu pela metade o índice de acidente de trânsito, a partir do início da Operação Patrulha do Silêncio (13/03), realizada pela Subprefeitura Cidade Tiradentes, com apoio das Polícias Militar e Civil, Guarda Civil Metropolitana - GCM e o Programa de Silêncio Urbano (Psiu).

Esses dados podem ser comprovados no levantamento realizado pelo Hospital Cidade Tiradentes que registra, no período entre março e agosto, a redução de 48% em acidente de trânsito e 52% em casos de maus-tratos. Verifica-se também a queda de índices de violência registrados pelo 28º Batalhão da Polícia Militar- Segurança Pública 3ª Companhia Cidade Tiradentes: 73% em caso de embriagues, 18% Lesão corporal, 40% roubos, 64,28% Furto de veículo, 22,22% Roubo de veículo e ameaça de 33,33%. O relatório também acusa a inexistência de casos de estupro, jogo de azar e a perturbação do sossego.

A Patrulha do Silêncio, trata-se de uma campanha para orientar os comerciantes sobre a importância do cumprimento da lei nº 12.879/99, bem como incentivar os moradores do distrito a denunciar os bares que incomodam com o barulho. Nos estabelecimentos visitados são afixados cartazes com informações sobre o horário de funcionamento dos bares, que não podem exceder uma hora da manhã.

As denúncias são feitas pelos telefones (11) 2559-0460 Gabinete do Subprefeito ou 156. As ligações fora do horário de expediente no telefone do gabinete, serão computadas numa secretária eletrônica, o que possibilitará o registro das reclamações 24 horas.

Durante as 56 operações realizadas, pela Subprefeitura Cidade Tiradentes 373 estabelecimentos foram vistoriados e orientados, 110 autuados e multados e 25 lacrados. Para se adequar a lei, dois estabelecimentos executaram obras de isolamento acústico.

No ano de 2008, Cidade Tiradentes foi a Subprefeitura que mais reduziu o número de reclamações de barulho no PSIU, atingindo 27%. Em relação ao mesmo período, entre março e maio, nesses dois anos, houve uma queda de 49% de reclamações de barulho produzido pelos bares, segundo Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, da Subprefeitura Cidade Tiradentes.

Patrulha de Silêncio em outras subprefeituras

Após a experiência de Cidade Tiradentes, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras decidiu estender a iniciativa para regiões de outras seis subprefeituras da cidade: M’Boi Mirim, Campo Limpo, Sé, São Mateus, Penha e Jaçanã / Tremembé, escolhidas a partir do cruzamento dos dados referentes às denúncias recebidas pelo Psiu e dados estatísticos de ocorrências de crime do policiamento da área. Criou-se inclusive o Decreto 50.785, que foi publicado no Diário Oficial no dia 13 de agosto.

A medida tem o objetivo de agilizar a organização de comandos de fiscalização à lei da 1 hora por estas subprefeituras, quando sentirem necessidade de ações maiores tanto de fiscalização quanto de conscientização dos clientes de bares.

 

 

(Texto: Assessoria de Comunicação)