Pedra fundamental do Centro Cultural é lançada em Cidade Tiradentes

Um novo espaço de estudo, entretenimento e cultura começa a nascer em Cidade Tiradentes. Trata-se do Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, que será construído na região do Barro Branco, onde existe um alto índice de vulnerabilidade social. A pedra fundamental foi lançada em 19 de setembro,  pelo prefeito. O projeto, em parceria com o Conselho Regional de Ilê-de-France, é uma conquista da população, que solicitou à administração mais equipamentos culturais. Para comemorar a ocasião, a Secretaria da Cultura preparou uma edição especial da Quebrada Cultural.

"O nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida da população. Queremos levar cultura a todos os pontos da cidade, com infra-estrutura ideal. Hoje, iniciamos a realização de um sonho da Cidade Tiradentes, logo estaremos aqui acompanhando as obras de construção", declarou o prefeito,  durante o evento.

Centro de Formação Cultural

O projeto prevê uma ampla biblioteca, um laboratório de línguas e um espaço destinado à memória histórica da região. Como forma de incentivo à cultura, serão construídas: sala de cinema, com capacidade para 150 pessoas; duas salas de teatro, uma com capacidade para 150 pessoas e outra para 250; e uma lona de circo. O projeto ocupa uma área total de mais de sete mil metros quadrados e também inclui um espaço de exposição com 400 metros quadrados e a instalação de um telecentro. Além de atividades de lazer, também serão oferecidos cursos de capacitação profissional, nas áreas de cenografia, iluminação, figurino, artes plásticas e circenses.


A cooperação entre a região Ilê-de-France e Prefeitura de São Paulo iniciou-se há cinco anos e já contemplou ações nas áreas de administração pública, meio ambiente e saúde. O investimento total na construção do Centro de Formação Cultural é de aproximadamente R$ 15 milhões, com a participação do conselho regional francês, da Secretaria Municipal de Cultura e do governo federal.

A cerimônia de lançamento da pedra fundamental integra as comemorações do Ano da França no Brasil. O evento contou com a presença do vice-presidente de Cultura e Novas Tecnologias do Conselho Regional de Ilê-de-France, Francis Parny.

Quebrada Cultural

Em comemoração ao lançamento da pedra fundamental, a Secretaria Municipal de Cultura organizou uma edição especial da Quebrada Cultural, projeto espelhado na Virada Cultural que acontece nas subprefeituras da capital.

O evento contou com a presença de diversos músicos: Arruacirco “Brincando com o Popular”, Afro Jazz Cubano, Moskôlevo, Samba 7, Vergna, Estilo Vagabundo, MB2O, Backdi e Bio G3, Mc Dedê e as apresentações com acrobatas e atores  da Oficina do Instituto Pombas Urbanas. Além  da participação especial do cantor Jair Rodrigues que com seu jeito inusitado, fez a galera remexer o  corpo com a música “deixa que diga, deixa que fale”.

 


(Texto: Assessoria de Comunicação)