Virada Esportiva reuniu cerca de 2.000 pessoas em Cidade Tiradentes

A 5ª Virada Esportiva bateu o recorde de público das edições anteriores, com a participação de mais de 3,5 milhões de pessoas, na capital, entre os quais, 2000 participaram de eventos realizados na Cidade Tiradentes, entre o sábado (17) e o domingo (18).

O evento foi uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo e coordenada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação do Município. Todas as regiões da cidade foram beneficiadas com ações realizadas em parceria com as subprefeituras, nos CEUS, no SESI, no SESC e nos Clubes Sociais.

A população de Cidade Tiradentes, durante a Virada Esportiva, aproveitou a programação gratuita. A atração principal foi o Show de MotoCross Free Style, na Avenida Naylor de Oliveira, s/n, em frente ao Terminal de ônibus Cidade Tiradentes, que levou o público ao delírio, com as manobras radicais apresentadas pelo trio de pilotos Jorge Alegrette, Diego Tijantian e Cyro Oliveira. Além disso, os Clubes Escolas André Vital, Juscelino Kubitschek (JK) e diversas praças de lazer, se transformaram em um grande palco esportivo com atividades de futebol de campo, futsal, ginástica, karatê, judô e Rua de Brincar.

O céu azul foi desenhado pelas manobras nunca vistas pelo público presente. Piruetas, saltos ao ar livre e acrobacias audaciosas fizeram parte do show dos pilotos, sob o comando do profissional, Jorge Alegrette que atua a 10 anos na modalidade de MotoCross. “Sinto muito feliz em estar na Cidade Tiradentes, pela primeira vez, para trazer esse espetáculo não muito comum no país do futebol”. Alertou também que o esporte é importante para saúde. “Essa sensação de voar é maravilhoso. Tentamos passar para as pessoas, através dessa ação de adrenalina, que quem está perto do esporte, pode estar longe de qualquer coisa ruim, como uso de drogas”.

O motoqueiro Diego Tijantian, ao ver as crianças vibrando com a sua atuação, lembrou da época quando estava na platéia e pedia para tirar foto com Jorge Alegrette, considerado o seu maior ídolo. Para ele é importante levar outros tipos de esporte, nos lugares mais distantes da cidade. “Isso pode permitir ao público interessar por outras opções e quem sabe praticá-las, com é o caso do Motocross”.

O piloto Cyro Oliveira, destacou a importância dos equipamentos de segurança antes de subir na moto. “Usamos capacete, luvas e joelheiras, além de treinarmos sete dias por semana, buscando sempre o modo mais seguro das manobras radicais”.

O morador Francisco Ajelino Gomes de Oliveira (36), segurança, estava passando de bicicleta com sua filha Talita Amoris Gomes de Oliveira (03), e parou quando viu a movimentação diferente na praça. “Nunca tínhamos visto de perto esse esporte, cada manobra deixa a sensação de adrenalina e coragem, minha filha fica alegre em cada acrobacia realizada nas motos”.

Ação Social

O Clube Escola Juscelino Kubitschek, durante a Virada Esportiva foi além das atividades esportivas. No domingo (18) ofereceu também ao público o programa de Ação Social, com atendimento médico, oftalmológico, nutricionista, psicólogo, limpeza de pele, massagem, cabeleireiros, além brinquedos e distribuição de algodão doce e pipoca para a garotada.

Segundo a organizadora da Ação Social, Neuzeli da Silva de Bernardo (51), além de se realizar com o andamento do projeto, disse que essa é a segunda Ação Social realizada no Clube Juscelino Kubitschek e dado o sucesso anterior, conseguiu trazer mais profissionais e participantes para essa ação.

“Aproveitou o meu dia de folga para fazer uma limpeza de pele e passar no oftalmologista”. Exclamou Keite Aparecida de Melo (27), cobradora de ônibus. “Adorei cuidar da minha saúde e estética, fico renovada para começar a semana no meu trabalho. Sinto-me mais bonita”.

Para Luisa Maria da Silva (27), dona de casa, que estava acompanhada de sua filha Nadyne da Silva (7), essa iniciativa foi maravilhoso. “Unimos o útil ao agradável, porque cortamos o cabelo, nos divertimos muito e ainda economizamos o preço do salão desse mês”.

Virada Esportiva

A Virada Esportiva é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo e coordenada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação do Município. As cinco regiões da Cidade são beneficiadas com atividade realizadas em parceria com as 31 subprefeituras, nos CEUS, no Sesi, no Sesc e nos Clubes da Comunidade.

Criado em 2007, o evento nasceu com o objetivo de levar aos paulistanos 24 horas ininterruptas de atividades esportivas, recreativas e de lazer. Hoje, faz parte do calendário anual de eventos da cidade. A idéia é promover uma programação esportiva variada a todas as regiões da cidade, possibilitando que a população aproprie-se dos espaços públicos, praticando muita atividade física durante o final de semana.

Texto: Assessoria de Comunicação / SP-CT