Subprefeitura Cidade Tiradentes apóia Pré-Conferência de Atenção às Drogas

Com objetivo de discutir e elaborar políticas públicas voltadas às drogas, inclusive as lícitas o evento realizado no auditório da Subprefeitura, também serviu para eleger 15 delegados

No dia 12 de setembro, 52 pessoas participaram na Pré-Conferência de Atenção às Drogas, promovida pelo Conselho Municipal de Atenção às Drogas – COMUDA, com o apoio da Subprefeitura Cidade Tiradentes.

Com objetivo de discutir e elaborar políticas públicas voltadas às drogas, inclusive as lícitas, o evento realizado no auditório da Subprefeitura, também serviu para eleger 15 delegados que terão direito a voz e voto na IV Conferência Municipal de Participação e Atenção às Drogas (COMPAD), que acontece nos dias 21 e 23 de setembro, das 08h30 às 16:00, no Instituto de Perícia da Policia Científica, localizado na rua Moncorvo Filho, nº 410 – Butantã (próximo a Cidade Universitária).

O encontro contou com às presença do subprefeito Paulo Regis Salgado, dos assistentes técnicos Mônica Leite e Marcos Spinelli, ambos representando o coordenador de Atenção as Drogas (CDR), José Florentino Santos Filho. Também fizeram parte, munícipes, servidores e representantes de entidades que atuam na região: Associação Beneficente Jardim Augusta (ABJA), Policia Militar, Centro de Referência de Assistência Social – Cidade Tiradentes (CRAS), entre outras.

“Trocar o copo pelo trabalho social, religião e a vida”

O encontro iniciou-se com o depoimento do recuperando de alcoolismo, Adilson Costa, 70, que frequenta os Alcoolicos Anônimos (AA), desde 1973. Ele conta que a inspiração para deixar a bebida foi de um menino de 12 anos, que convidou para participar da mesma entidade que seu pai frequentou para deixar o vicio. “Alcoolismo não faz distinção de classe social, cor, raça e idade”, disse Adilson. “Todo alcoolatra traz o mesmo caminho, a degradação familiar, convívio social e doença. O que nivela é somente o balcão do bar”. Por isso, Adilson tomou a decisão de fazer o seu voto de abstinência e trocar o copo pelo trabalho social, religião e a vida”.

A psicóloga Mônica Leite, mencionou sobre as políticas públicas referentes as drogas na cidade de São Paulo. Por isso enfatizou algumas ações da Prefeitura, como a Lei Seca, vigente desde 2007, a Lei Anti-fumo, proibindo o vício em ambiente fechado e a ação ‘Respiro Vida – Cola não Decola’, referindo-se a proibição de venda de inalantes para menores.

Outra questão mencionada por Mônica foi sobre as campanhas preventivas e educativas que devem ser realizadas nas escolas, ONG, igrejas, entre outros lugares. Para ela essas iniciativas são de grande importância para amenizar e conscientizar o grande mal que as drogas causam na vida das pessoas, principalmente aos jovens.

Após as palestras, os participantes elegeram os delegados para participar da IV Conferência Municipal de Participação e Atenção às Drogas.

Relação de delegados eleitos
Nome
Órgão/Entidade
Márcia Gomes de Lima  Policia Militar do Estado de São Paulo
Cláudio Bonifali Junior     Policia Militar do Estado de São Paulo
Geicel M. Pinto Gonçalves Associação Beneficente Jardim Augusta
Márcia Rosana Vieira   Munícipe
Lucélia P. Requia   Policia Militar do Estado de São Paulo
Claudia Lopes    Policia Militar do Estado de São Paulo
Adilson Costa  União de Moradores do Conj.Hab.Inácio Monteiro
Soneida Aparecida Almeida  Saúde
Valdelice S. Barbosa       Subprefeitura Tiradentes
Márcia Eudes Rodrigues Martins  Casa Ser
Laércio Gouveia    Subprefeitura Tiradentes
José Nildo Subprefeitura Cidade Tiradentes
Valdeci Luiz da Silva  Subprefeitura Cidade Tiradentes
Francisca R. da Silva ABC Bem Querer
Caetano Leandro Gouveira Subprefeitura Cidade Tiradentes

Texto: Assessoria de Comunicação / SP - CT