Oficina de dieta caseira para cães e gatos acontece em Cidade Tiradentes

Os 15 participantes, entre cuidadores, protetores e tutores de cães e gatos da região, prestigiaram a primeira Oficina de dietas caseiras para cães e gatos, na sexta-feira (19), no auditório da Subprefeitura, na Estrada do Iguatemi, 2751 (Supermercado Negreiros).

O evento foi organizado pela organização sem fins lucrativos Cachorro Verde – Alimentação Natural para Cães e Gatos, com apoio da Subprefeitura Cidade Tiradentes. As atividades foram ministradas pelas médicas veterinárias, Elisa Fabiana Nishimura Abreu e Sylvia Angélico, editora do site: www.cachorroverde.com.br.

Na primeira palestra, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer algumas realizações da Subprefeitura voltada para os animais da região. A veterinária Elisa Fabiana afirmou que nesse ano, em Cidade Tiradentes, já foram realizados dois mutirões veterinário e dois de castração. Outros encontros também fizeram parte da agenda como o evento Bem-estar animal para educadores de Cidade Tiradentes e Guaianases. Com essas iniciativas foram beneficiados 713 animais e cerca de 100 pessoas, entre educadores e munícipes da região.

Segunda a veterinária Sylvia Angélico as dietas caseiras, não são muito utilizadas devido a diversos mitos. “Carnes cruas são perigosas, gordura faz mal para animal e leite de vaca causa diarréia”,alerta a doutora.

“Tudo depende de como é aplicado. A carne crua se previamente congelada e não estiver estragada, não faz mal ao animal”, orienta Sylvia Angélico. “Já a gordura oferecida ao animal sem moderação ou ao animal alérgico, a lactose pode causar transtorno alimentar”.

Todas as rações são a base de vegetais e carnes já existentes na natureza, disse a veterinária. “Portanto, salienta que esse alimento tem que ser usado de forma correta, que não terá problema algum”.

Cachorreiras e Gateiras de Cidade Tiradentes

As cuidadoras de gatos e cachorros de Cidade Tiradentes ganharam o apelido de cachorreiras e gateiras, como Moemia Motta, 47, que se orgulha dos termos pois gosta de cuidar dos 16 gatos e três cachorros. Segundo ela, não conhecia as receitas para gatos, por isso gostou muito da oficina onde adquiriu muitas informações. “Espero que mais para frente podemos ter algumas aulas praticas”.

A sua amiga cachorreira, Maria Elza de Fátima, 58, que cuida de seis cachorro e cinco gatos, acredita que com as dietas caseiras dá para economizar. “Já que eu não posso comer ração, meus animais poderem comer minha comida preparada adequadamente”.

Texto: Assessoria de Comunicação / SP-CT