Obras do Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes são vistoriadas pelo prefeito

Futuras instalações do equipamento de Cultura estão previstas para serem concluídas até novembro

As obras nas futuras instalações do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes estão a todo vapor. Previsto para ser concluído em novembro deste ano, o novo equipamento proporcionará o acesso à capacitação profissional no setor cultural, além de atividades artísticas e de lazer à população da Zona Leste. O prefeito conferiu o trabalho das equipes da Prefeitura na manhã desta quinta-feira (14) e ficou satisfeito com o andamento da construção.

“A Cidade Tiradentes terá aqui um dos maiores e melhores equipamentos de Cultura da cidade de São Paulo. Essa é uma mega-obra voltada à Cultura. O Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes vai permitir à Prefeitura a oportunidade de prestar serviços relevantes aqui na Zona Leste. Teremos ações no campo cultural e na capacitação de pessoas. O Centro trará atividades artísticas e shows, se possível ainda neste ano”, afirmou, o prefeito que vistoriou o local com o secretário municipal da Cultura.

O valor total atualizado da obra é de R$ 16,6 milhões. As verbas para a construção do novo Centro foram obtidas por meio de um convênio firmado em dezembro de 2009 entre a Prefeitura e o Governo do Estado - que apóia a obra com R$ 3 milhões - e um acordo de cooperação assinado em 2004 entre a Administração Municipal e o governo francês, que doou 300 mil euros para a iniciativa. O restante foi investido por meio de recursos do Poder Municipal.

Para o secretário municipal de cultura, a construção do Centro de Formação Cultural é uma ação inovadora dentro da Prefeitura de São Paulo. “Isso acontece pois a Cultura não fica alienada com relação à possibilidade de emprego, nem de esportes e lazer. A Prefeitura promoverá cursos profissionalizantes na área da Cultura. E esse setor tem um grande potencial de empregabilidade. Além disso, teremos a integração de esportes e atividades de lazer”, explicou o secretário.

Cento e vinte operários trabalham na obra. Já estão concluídas as fundações do prédio e sua estrutura. Estão em andamento as obras de execução de revestimentos, pisos internos e externos, instalações hidráulicas e elétricas, e a implantação do parque e áreas de lazer. A Secretaria Municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras (SIURB) iniciou as obras de construção do Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes em maio de 2009.

O novo Centro Cultural está localizado na confluência da Avenida Alexandre Davidenko com a Avenida Inácio Monteiro. A área construída é de 7.309m², e a área do terreno é de 23.635m². O prédio terá cinco pavimentos. No subsolo estão dispostas as áreas para carga e descarga, depósito, refeitório, cozinha, dois vestiários e dois banheiros para pessoas com mobilidade reduzida. No térreo está prevista a construção da biblioteca, área para exposições, cinema com 162 lugares, centro de memória, além de banheiros; e sala para administração.

No primeiro pavimento será construído o telecentro e também salas para leitura; idiomas; cozinha, fraldário; bar; e área para exposições. O segundo piso será destinado ao ensino de artes plásticas e contará com duas salas e jardim interno. No terceiro andar estão localizados o teatro com 237 lugares com camarins; sala para professores, e oito salas destinadas a cursos de formação técnica na área cultural e centro de multimídia.

 

Texto: Assessoria de Comunicação - SP/CT