Cidade Tiradentes terá mutirão veterinário gratuito

No próximo sábado (07/05), acontece o 1º Mutirão Veterinário de Cidade Tiradentes, no CEU Água Azul, localizado na Avenida dos Metalúrgicos, 1.262, das 10h00 às 18h00. Trata-se de uma prestação de serviço gratuita, destinada a população carente do bairro que tem animais de estimação, mas sem condições de arcar com as despesas de um tratamento.

Em Cidade Tiradentes, estimam-se mais de 30 mil animais em domicílio, conforme o Centro de Zoonoses de São Paulo – CCZ, representando um número significativo para região. A presença de feridas, entre outros tipos de pequenos problemas, na maioria das vezes, é uma das causas do abandono pelos proprietários.

A partir dessa problemática, a Subprefeitura Cidade Tiradentes, a Supervisão de Saúde de Cidade Tiradentes, a Associação Protetora dos Animais Cão sem Dono e a Clínica Veterinária São Francisco, buscaram novas soluções, no sentido de realizar o Mutirão Veterinário baseado na conscientização, porque a desinformação é um dos maiores problemas enfrentados.  “Muitas vezes o animal está com sarna, pulgas, carrapatos, entre outras manifestações clínicas que desencadeiam doenças, e seus donos desconhecem, ou ainda, tratam por conta própria”, afirma a médica veterinária Elisa Fabiana Nishimura Abreu. “A prescrição do veterinário é muito importante para que o animal não corra riscos, além de evitar a transmissão dessas doenças aos seres humanos, causando um problema maior de Saúde Pública”.

Atendimento

O atendimento será por ordem de chegada. Nesse dia, além do cadastro antes do atendimento, haverá a apresentação de vídeos para promoção da posse responsável de animais e a importância na saúde pública.

Logo após, os animais receberão atendimento veterinário gratuito, anti-pulgas, vermífugo e em casos mais graves o encaminhamento para clínica veterinária parceira. Os proprietários receberão instruções e medicamentos para seguir o tratamento em casa e uma apostila sobre cuidados e posse responsável do seu animal de estimação, tudo isso sem qualquer custo.

 

Texto: Assessoria de Comunicação / SP - CT