Pré-conferência de Saúde de Cidade Tiradentes acontece sábado

No próximo sábado, (27/11), das 8:00 às 17:00 horas, acontece a Pré-Conferência de Saúde de Cidade Tiradentes, na Escola Técnica de Saúde Pública “Professor Makiguti”, Avenida dos Metalúrgicos, 1945, Cidade Tiradentes.

Trata-se de um evento que reunirá os representantes de órgãos públicos, entidades de classe, Conselhos de Saúde, entidades e organizações da sociedade civil, usuários e pessoas interessadas nas questões relativas à saúde e em particular, na atenção à saúde para a qualidade de vida. Na ocasião eles vão decidir o que o povo quer recomendar aos gestores do SUS - Sistema Único de Saúde, sobre a saúde e, concomitantemente, será iniciado o processo de escolha dos delegados para a etapa municipal da Conferência.

As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de Saúde. O Capítulo II, Seção II, Art. 196 da Constituição Federal, estabelece como um dos princípios fundamentais do SUS a participação da comunidade. Mais que um instrumento legal de participação popular, a Conferência significa o compromisso do gestor público com as mudanças no sistema de saúde e tem por objetivo: avaliar e propor diretrizes da política para o setor saúde; discutir temas específicos para propor novas diretrizes da política de saúde.