MCs Dede, Bomba e Miudico vencem o 3° Festival de Funk em Cidade Tiradentes

Canção que fala sobre o abandono de um garoto de 3 anos, sensibiliza jurados e vence a terceira edição do Festival de Funk em Cidade Tiradentes, que só aceita canção “do bem”

MCs Bomba e Miudico, com a música Abandonado categoria A, e MC Dede, com Fecha banca, na categoria B, conquistam o primeiro lugar da terceira edição do Funk Festival – Canta Cidade Tiradentes, promovido pela Subprefeitura Cidade Tiradentes, no último sábado, dia19, com apoio do Red Bull Funk-se Tour, CET, Sabesp, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 Cerca de 10 mil pessoas acompanharam, durante oito horas, o som do funk consciente, com composições elaboradas por garotos e jovens do bairro apresentadas durante o Funk Festival - Canta Cidade Tiradentes. É a primeira iniciativa do poder público municipal de apoiar o funk e incentivar os funkeiros a compor letras voltadas para os temas sociais, em contraposição aos “proibidões”, assim chamados em função das letras que fazem apologia ao crime, drogas e promiscuidade sexual.

Os 24 finalistas, escolhidos numa pré-seleção, em que concorreram 63 inscritos, travaram uma disputa acirrada, diante de um som de base de um tremendo batidão, comandada pelo DJ Maguinho. Os concorrentes promoveram um encontro eletrizante para o publico, com propósito de mostrar o comprometimento com as questões sociais, por meio de composições que retratavam a dança, música, esporte, religião, lazer, amizade e também a curtição dos bailes funks.

Os jurados analisaram os funks segundo os critérios letra, música, interpretação e desenvoltura de palco. Os responsáveis pela tarefa para categoria B (acima de 17anos) foram integrantes de um júri eclético, formado por Marcello Silva, vocalista da Banda Dughettu do Rio de Janeiro; Marcelo Fernandes, Dj e empresário do Funk; Douglas Drumond, presidente do Casarão Brasil e empresário da noite. Já para categoria A (de 10 a 16 anos), os jurados foram John Rock – produtor musical; a cantora Giselle Vergna; Fernando Leite, professor de canto; Alexandre Nascimento, produtor e músico; e o DJ Gustavo, da Estação da Juventude.

A canção vencedora da categoria infanto-juvenil, Abandonado, retrata a vida do compositor MC Bomba, que foi abandonado aos três anos pela mãe. Aos cuidados de sua tia, que priorizou sua educação, MC Bomba, de 14 anos, reconhece que a escola foi a saída para não seguir o mundo da marginalidade.

Para os funkeiros acima de 17 anos, Mc Dede, vencedor do primeiro festival de Funk em 2008, voltou com tudo e faturou o bi-campeonato, com a música “Fecha a banca”. A letra fala da presença de Deus em sua vida e a força guerreira que cada um tem que ter para conquistar a felicidade.

Na categoria A, o 2º lugar foi para MC Kinha e as mais da categoria infanto-juvenil s novas Mcs, com o funk A realidade da ZL –(Zona Leste); e em 3º lugar, MC Wesley, com a música Amor de mãe. Para a categoria B, o 2º lugar ficou com o Bonde TNT – com música Curtição; e o 3 º foi para Jê bolado, com a música Ideia consciente.

A premiação para os primeiros lugares será a gravação de uma coletânea do CD do 3º Festival, com inclusão de cinco músicas, com direito a 200 cópias, sendo que a produção fica sob a coordenação do DJ Sany Pitbull, reconhecido como o mestre da arte do MPC Live ou “montagens” ao vivo. Para o 2º lugar, gravação de três músicas, no CD com direito a 100 cópias; e para o 3º lugar, gravação de duas músicas no CD, com direito a 100 cópias. Todos os participantes receberam certificados de participação.

 - Show à parte -

Após a apresentação dos vencedores, o festival recebeu os ícones do funk, com as atrações especiais do Red Bull funk-se Tour, que promoveu um encontro de estilo, batida, entre o funk carioca e o paulista.

Com isso, o palco foi dominado, primeiramente, pelos MCs Bio G3 e Backi Di, funkeiros de destaque na cena paulista, que estouraram definitivamente com Bonde da Juju, e tiveram quase 1 milhão de acessos no You Tube.

Depois o chão tremeu com DJ Sany Pitbull, presente no mundo do funk desde 1986, reconhecido como o mestre da arte do MPC Live. Maestro Pitbull também é o curador do Red Bull Funk-se Tour.

O público recebeu com entusiasmo o Menor do Chapa, funkeiro carioca que invadiu as pistas do Brasil com a música Salgueiro é o Caldeirão. Os artistas foram acompanhados pelos DJs Phabyo, consagrado no mundo do funk como produtor de Mc Catra e Mc Serginho, e Dj Cabide, que comanda a mixagem dos bailes tradicionais do funk dos Rio de Janeiro.

 Texto: Assessoria de Comunicação