Jovens de Cidade Tiradentes lançam grife de camiseta

O Mercado mundo Mix recebeu as camisetas de oito talentosos jovens da Estação da Juventude, em que o grafite e frases associam modos e costumes do cotidiano do jovem da periferia. O projeto recebeu o nome de Cohab Wear

Oito talentosos jovens de Cidade Tiradentes, na Zona leste, foram apresentados ao mundo da moda no último fim de semana. Eles participaram com sucesso do Mercado Mundo Mix, no Clube Homs, na avenida Paulista, apresentando camisetas em que o grafite e frases como "É nóis nas fritas" associam aos modos e os costumes do cotidiano do jovem na periferia. A marca virou a coqueluche da moda, apreciado por mais de 6 mil visitantes durante os dois dias.

As estampas foram criadas na oficina de grafite da Estação da Juventude, um programa criado pela Prefeitura de São Paulo que está transformando a vida dos jovens em cidade Tiradentes - região conhecida por abrigar o maior número de conjuntos habitacionais de São Paulo – cerca de 40 mil apartamentos. A iniciativa atende gratuitamente 180 jovens entre 15 e 23 anos, com aulas de DJ, grafite, teatro, dança, inglês, entre outras, e visa combater dois problemas: a influência da criminalidade sobre os jovens e o desemprego entre a população da região que chega quase a 20%.

Oficina de grafite

Entre os 30 jovens com a idade de 16 a 22 anos que participam na Oficina de Grafite, os oito mais experientes descobriram que a arte do grafite pode virar produto, moda e fizeram os desenhos que foram estampados nas camisetas.

O projeto recebeu o nome de Cohab Wear e está revelando e capacitando profissionais no segmento da moda. "Nunca imaginei poder ganhar dinheiro com a minha arte", comentou um deles, Johnny Ferreira Gomes, 20, estudante. Já Aline de Andrade, 22, ressalta que a iniciativa "é uma chance para usarmos a criatividade de um jeito positivo". A estampa criada por ela é baseada no quadro Operários", de Tarsila do Amaral, e na figura de Che Guevara.

“A venda do produto superou as expectativas”, disse, Rômulo Lucas Seme da Silva, que se responsabilizou pela venda, com o seu amigo, Rodrigo Valeriano Queiros da Silva, ambos participantes da Oficina de Grafite.

 Das 120 camisetas expostas nas estantes, 62 foram vendidas, pelo preço de R$ 25, cada uma. O que levou a um faturamento de R$ 1.550,00 reais. O valor será investido na compra de material.

O projeto conta com o apoio dos jornalistas Gilberto Dimenstein e César Giobbi, do diretor criativo da Semana de Moda – Casa de Criadores, André Hidalgo, da jornalista especialista em etiqueta e comportamento, Cláudia Matarazzo e do organizador do Mercado Mundo Mix Beto Lago, que posaram como modelo fotográfico para divulgação da ‘CT COHAB Wear’.

Para o subprefeito de Cidade Tiradentes, a importância do projeto é fazer com que os meninos que são artistas consigam viver de sua arte. “As estampas criadas pelos jovens estilistas são exibidas com orgulho pela própria comunidade”.

O empresário Beto Lago - criador do Mercado do Mundo Mix, nos anos 90 que revelou estilistas como André Lima, Mario Queiroz e Alexandre Herchcovitch - afirma que o seu desejo é mostrar que esses jovens estilistas podem entrar no mundo da moda. "O grafite é a realidade deles, e nós trabalhamos com isso, com o real".

Durante o evento, paralelamente ao lançamento da grife, os jovens da Estação da Juventude fizeram parte da programação de shows, desfile de modas e grafitaram um painel, retratando o estilo de vida de Cidade Tiradentes.
As camisetas estão sendo vendidas na loja do Mercado Mundo Mix, na rua Augusta, 2559 e na Estação da Juventude, rua Pedro Iovine, 161, em Cidade Tiradentes.
 

Texto:
Rosangela de Paula
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Subprefeitura Cidade Tiradentes