PREFEITURA DE SÃO PAULO

Jordanópolis abraça sua praça querida

A praça Cecília Apolinário Trapiá é a 28ª praça revitalizada em Capela do Socorro

10/10/2019 17h36

 

Dona Judite mora nos arredores há pelo menos 45 anos. Sua amiga Maria da Glória, há 15. Dona Terezinha não tem medo de enxada, apesar da idade avançada. E a jovem Adriana está toda orgulhosa com a chegada, no dia 5 de outubro de 2019, do programa Bairro Legal à praça Cecília Apolinário Trapiá – nome de sua mãe, uma das moradoras mais antigas, que agora nomeia o antigo Parque Jordanópolis.

Adriana teve o prazer de ver o espaço, um tanto abandonado, transformado em um lugar vibrante, com brinquedos para as crianças, aparelhos de ginástica para a terceira idade, canteiros coloridos de flores, árvores podadas que clarearam o local. Uma série de mudas de novas árvores plantadas pelos próprios moradores. Um ParCão, onde os moradores podem levar seus animais de estimação. É um orgulho para todos.

Foi um dia de transformação, com a ajuda dos moradores, em especial de dona Terezinha que enfrentou uma enxada e ajudou a plantar mudas de árvores. Esta é a essência do programa Bairro Legal. A ideia é juntar os moradores para, com a ajuda de funcionários e equipamentos da Prefeitura, limpar os locais, varrer as calçadas, retirar propaganda dos postes, pintar guias, plantar mudas. Enfim, tornar mais agradável e acessível os locais de convívio dos bairros.

“A cada Bairro Legal, conseguimos o apoio de amigos, que nos ajudaram a juntar as mudas de flores e de árvores frutíferas. E foi a própria população que ajudou a plantar. É um esforço conjunto pela Capela do Socorro”, disse o subprefeito de Capela do Socorro, João Batista de Santiago.

A praça Cecília Apolinário Trapiá é um recanto agradável, delimitado pelas ruas Piero di Lorenzo, Rubens Souto de Araújo e Oscar Nelson. É uma pracinha querida de Jordanópolis.

Ali, juntam-se moradores, amigos, casais de namorados. Em desnível, a praça tem zonas de descanso e bancos. E agora tem aparelhos para ginástica – além de uma caixa de areia para as crianças. Há novos passeios e bancos recuperados. Agora, há um ParCão, um parque para cães se exercitarem em aparelhos específicos. É o quarto ParCão da região. O espaço ficou diferente: uma pequena comparação com o que era mostra que o local ficou melhor e mais bonito.

 

#PraCegoVer - No centro, um cercado de arame protege o ParCão — um parque para exercitar animais de estimação. Há uma faixa onde se lê "Bairro Legal - O nosso bairro muito melhor", com o brasão da Prefeitura à esquerda. No primeiro plano, mudas de flores para plantar.
A praça Cecília Apolinário Trapiá, em Jordanópolis: renovada.

 

 #PraCegoVer - Aparelhos de ginástica para a terceira idade, azul e amarelos. Do lado direito, há uma placa com instruções de uso dos aparelhos. Ao fundo, uma tenda da Subprefeitura.
Novos aparelhos de ginástica para a terceira idade

 

#PraCegoVer - Uma munícipe conduz seu cão nas instalações do ParCão, protegido por um alambrado.
ParCão: aparelhos para exercitar os animais de estimação: o quarto em Capela do Socorro.

 

#PraCegoVer - Espaço para crianças, cercado por alambrado, com a Casa do Tarzan no centro.
Brinquedos novos para crianças: casa do Tarzan, balanço, caixa de areia.

 

 #PraCegoVer - No centro, um passeio de cimento, ladeado por árvores, no dia da entrega da praça.
Uma praça luminosa, confortável, para os moradores.

 

Dona Terezinha com o subprefeito João Batista Santiago (esq.) e o vereador Rodrigo Goulart: sem medo da enxada.
Dona Terezinha com o subprefeito João Batista Santiago (esq.)
e o vereador Rodrigo Goulart: sem medo da enxada.