Mutirão nos Bairros na Capela do Socorro

Ações de zeladoria, saúde, assistência social, trabalho e cultura foram realizadas no último sábado, 25 de maio.

Corte de grama, poda e plantio de árvores, operação tapa-buraco e limpeza manual de córregos e bocas de lobo fizeram parte da grade de ações que realizadas neste sábado (25) , durante o Mutirão nos Bairros, aqui na Capela do Socorro. A oitava edição do evento aconteceu das 9h às 15h na Praça José Boemer Roschel, também conhecida como Largo São José, na altura do número 948 da rua Rubem Souto de Araújo.

"Esse é o programa que a gente traz não apenas a ação de zeladoria, mas acima de tudo, os serviços de cuidar das pessoas que estão na cidade", disse o prefeito Bruno Covas.

O Mutirão nos Bairros é coordenado pela secretária Fátima Marques, da Secretaria Municipal de Relações Sociais. Seu objetivo é levar os serviços ofertados nos equipamentos da administração municipal para próximo da população que mais precisa, assim como promover ações de zeladoria.

Durante o evento, Covas assinou, na tenda da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB), a autorização para a construção de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) na rua Júlio Gadda, no Grajaú. O imóvel será edificado em um terreno de 8.490 m² e, quando concluído, terá 3.200 m² de área construída.

 

Saúde
As equipes da Secretaria Municipal de Saúde ofereceram ao público aferição de pressão, vacinação contra febre amarela, distribuirão de preservativos e ações de educação em saúde bucal, além de sessões de auriculoterapia (uma espécie de acupuntura). Houve, ainda, o Conversa de Boteco, com orientações sobre saúde masculina, com o objetivo de estimular a prevenção e o autocuidado dos homens.

Marival Almeida aproveitou a oportunidade para tomar a vacina contra a gripe e verificar a pressão. "Nem moro aqui perto, mas vim resolver uns assuntos, vi o movimento, fiquei curioso e achei uma boa oportunidade para tomar a vacina", contou ele.

 

Trabalho e empreendedorismo
Quem estava em busca de um emprego pôde se candidatar às vagas disponíveis em empresas privadas na tenda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) também participou do mutirão, oferecendo a emissão de primeira e segunda vias da Carteira de Trabalho.

Jonaldo Alves. Desempregado há cinco anos e vivendo apenas de "bicos", realizou o cadastro no CATe e ficou com mais esperança de conseguir um trabalho fixo. "Foi uma boa oportunidade", falou.

Para quem já tem uma empresa ou quer abrir seu negócio, a Agência São Paulo de Desenvolvimento (AdeSampa) disponibilizou informações sobre como se formalizar e se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).

Equipes da Secretaria da Pessoa com Deficiência daram Orientações sobre Bilhete Único Especial e outras demandas serão executadas Foram realizadas ações para esse público como Selos de Acessibilidade Digital e Arquitetônica, Programas de Estágio para Estudantes com Deficiência, Programa Cultura Inclusiva (atividades culturais acessíveis) e Central de Intermediação de Libras (CIL).

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) esteve presente na ação por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante. As famílias em situação de vulnerabilidade social puderam fazer o cadastramento no CadÚnico com os representantes da SMADS.

 

Direitos Humanos
Representantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania fizeram encaminhamentos para equipamentos da rede de atendimento, promoção de Igualdade Racial (orientações e recebimento de denúncia de violência e discriminação contra a população negra) e receberam denúncias de violência contra mulheres. Durante a ação teve distribuição do Estatuto do Idoso e foram dadas orientações sobre os direitos das pessoas nessa faixa etária.

Uma Unidade Móvel LGBTI informou a população de Capela do Socorro sobre os serviços e programas que oferece com orientações sobre como agir em caso de recebimento de denúncias de violência e discriminação.

A Secretaria Municipal de Cultura promoveu a Feira de Troca de Livros, com 1.000 exemplares para adultos e crianças renovarem seus acervos pessoais. Teve ainda cama elástica e oficina de pintura de rosto para os pequenos se divertirem.

 

COHAB
A COHAB fez a entrega de termos de quitação. Para esclarecer dúvidas, agendar atendimento na central e conhecer os programas Não seja enganado, Conviva Bem e Desplugando contou com o atendimento da van Cohab na área. Ronaldo Gonçalves espera sua escritura há um bom tempo e hoje teve a chance de solicitar o documento perto de sua casa. "Maravilha. A Prefeitura está de parabéns", comemorou.

Uma agência móvel da Sabesp também participou do mutirão. Nela os clientes puderam solicitar parcelamento de dívidas, fazer pedidos de serviços e retirar segunda via da conta de água, entre outras ações. Bebedouros foram disponibilizados pela companhia. Houve distribuição de folhetos com informações sobre limpeza da caixa-d'água, uso consciente da água e a divulgação do app Sabesp.

 

Grandes Corredores
Ao mesmo tempo, pela Operação Grandes Corredores, equipes de manutenção da Subprefeitura Capela do Socorro percorreram a avenida Teotônio Vilella, a poucas quadras da praça José Boemer Roschel para serviços de zeladoria. Na Teotônio Vilella, entre a av. Dona Belmira  até a divisa de Parelheiros, a grama foi cortada, o mato arrancado, as propagandas em postes e muros retiradas. Foi feita poda, bem como remoção de árvores condenadas. 

Houve capinação e raspagem e pintura de guias. A Operação Tapa-Buraco agiu nas ruas do entorno e na própria Teotônio Vilella. As equipes também fizeram limpeza manual de Córregos, limpeza de bocas de lobo, pintura anti-pichação, conservação de galerias e conservação de logradouros. Foi feito ainda plantio de plantas ornamentais (jardinagem) e plantio de árvores.

 


Veja o balanço do Mutirão nos Bairros na Capela do Socorro:

Secretaria Trabalho / Cat-e / Adesampa
Pessoas atendidas 70
Encaminhadas 27
Empreendedorismo 4
Carteira de Trabalho 5

Secretaria de Saúde
Vacinas aplicadas
Gripe 160
Febre amarela 15
Dosagem de Glicemia 378
Aferição de Pressão arterial 390
Auriculoterapia 130
Distribuição de kits de saúde bucal 1.008
Distribuição de Preservativos 125

Amlurb (Limpeza Urbana)
Pessoas atendidas 160

Cohab
Pessoas atendidas 67

SMPED (Pessoa com Deficiência)
Pessoas atendidas 24

Sabesp
pessoas atendidas 65

Cultura / Biblioteca
Pessoas atendidas 500
Livros doados 1.000

Embelleze Escola de profissionais de beleza
35 cortes de cabelos masculinos

Brincadeiras
Escorregador, cama elástica, pipoca e algodão doce
Estimativa de 400 pessoas

 

#PraCegoVer - Equipes de saúde bucal explicam como deve ser feita a limpeza dos dentes, usando um modelo das arcadas dentárias.

 

#PraCegoVer - Banca de livros para doação à população no dia do Mutirão nos Bairros na Vila São José. Os livros estão dispostos em uma mesa-tabuleiro para exame das pessoas.

 

#PraCegoVer - Barraca da Secretaria do Trabalho. Os atendentes estão ao fundo. Em primeiro plano, de costas, as pessoas que serão atendidas.

 

#PraCegoVer - O prefeito Bruno Covas entrega título de propriedade. O munícipe beneficiado exibe o título. À esquerda, aparece o subprefeito de Capela do Socorro, João Batista de Santiago.

 

#PraCegoVer - Ao centro, o prefeito Bruno Covas rega as mudas de flores recém-plantadas por ele. à Direita, o subprefeito de Capela do Socorro, João Batista de Santiago. à esquerda, o vereador Ricardo Nunes.